Política e Economia

Deputada Cláudia de Jesus garante R$ 80 mil para melhoramento genético bovino em Urupá

Recurso será aplicado na compra de equipamentos de inseminação artificial e suporte técnico para produtores rurais.

O Programa de Melhoramento Genético Bovino de Urupá recebeu um investimento de R$ 80 mil garantido pela deputada estadual Cláudia de Jesus. O recurso, proveniente de emenda parlamentar, já teve o pagamento confirmado e será utilizado para modernizar a pecuária local, com foco direto na agricultura familiar rondoniense.

O montante viabilizado por Cláudia de Jesus permitirá a aquisição de aparelhos de ultrassom veterinário, botijões criogênicos para conservação de sêmen e outros materiais essenciais para inseminação. Além disso, o plano prevê a compra de uma motocicleta para facilitar o deslocamento das equipes técnicas até as propriedades rurais do município.

A estimativa é que a iniciativa beneficie cerca de 150 pequenos produtores rurais da região. O objetivo central do projeto é elevar a qualidade genética do rebanho, resultando no aumento da produtividade de carne e leite, o que impacta positivamente na renda das famílias que vivem no campo.

A execução das atividades ficará sob responsabilidade da prefeitura de Urupá, que realizará o acompanhamento por meio de vistorias técnicas e agendamentos. Cláudia de Jesus destacou que o fortalecimento da pecuária é um passo fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades rurais do estado de Rondônia.

Com a chegada dos novos equipamentos, o atendimento técnico ganhará agilidade e precisão diagnóstica. O uso de tecnologia de ponta no melhoramento genético bovino coloca Urupá em um novo patamar de produção, garantindo que o pequeno produtor tenha acesso a ferramentas antes restritas a grandes propriedades.

A deputada Cláudia de Jesus reforçou que seu mandato prioriza ações que gerem resultados práticos na ponta, especialmente para quem depende da terra. O programa busca consolidar Urupá como um polo de eficiência produtiva, integrando inovação tecnológica e assistência técnica contínua.

FONTE: ASSESSORIA PARLAMENTAR –  ALE/RO DECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]