As redes não se esqueçam não dá liberdade somente aos imbecis. “Todo tirano teme um pensador mais do que um exército” (Voltaire).
MUCURA VENCE COMO MELHOR FILME DO JÚRI JOVEM
O curta-metragem “Mucura”, com direção de Fabiano Barros e produção executiva de Artur Nestor e João Leão, produzido pela Cia de Artes Clandestinos em parceria com Conexão Norte Produções, Cenaviva Filmes, JLeão Produções e E.Produções Culturais, venceu o prêmio de Melhor Filme do Júri Jovem e também o prêmio de Melhor Direção de Arte, conquistando o público e a crítica na 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia -Olhar do Norte, realizada entre 17 e 21 de setembro no Teatro Amazonas, em Manaus. A produção rondoniense destacou-se ainda com Kaline Leigue, que fez o poético “A Memória que Ficou”, recebendo o prêmio de consultoria e o curta “E Assim Aprendi a Voar”, dirigido por Antonio Fargoni e estrelado por Guilherme Sussuárna, recebeu Menção Honrosa. Fabiano Barros afirmou que “Receber este prêmio do Júri Jovem é especialmente simbólico. Significa que novas gerações estão abertas a um olhar mais amplo e contemporâneo para o cinema da Amazônia, livre de estereótipos. É a confirmação de que nosso trabalho abre portas para um novo imaginário e inspira outros realizadores.”
EM RONDÔNIA A TRANSPOSIÇÃO FOI UMA ILUSÃO VENDIDA A CADA ELEIÇÃO
O Site “Expressão Rondônia” traz de volta um tema que demonstra a falta de importância e de empenho dos nossos políticos em relação aos problemas do Estado. A dura realidade é que, enquanto Amapá e Roraíma conseguiram através de suas lideranças políticas fazer uma transposição de verdade o que tivemos aqui foi um triste arremedo de transposição. Dos mais de 20 servidores que, indiscutivelmente, teriam direito a ser transpostos menos da metade foi. De um lado por puro descaso: vergonhosamente os senadores e deputados não cuidaram, de fato, da causa. De outro lado, o governo federal para não arcar com o ônus jogou um problema seu, levantar os que tinham direito, para cima dos servidores: estes que teriam que provar que foram servidores, quando os arquivos são de responsabilidade do governo. Morreram grande parte dos beneficiados, negaram os direitos a quem tem direitos, a justiça, como acontece quando não existe interesse, dorme em cima dos processos ou nega por ser aliada do governo. Até hoje, uma grande parte dos que fizeram este estado vive na vã esperança de ser reconhecido e, alguns, passam até fome ou situações difíceis. Uma ilusão que está matando muita gente agarrada à esperança vã de que a promessa de um ex-presidente de nome Dilma Roussef se cumpra.
MANAUS LIDERA O RANKING DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS IMPORTAM EM 2025
Manaus, que figurava em 2º lugar no ano passado, assumiu o topo do ranking das cidades brasileiras que mais importam superando Itajaí (SC) para assumir a liderança, segundo a plataforma Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). De janeiro a agosto, a capital amazonense acumulou um volume de R$ 10,93 bilhões em mercadorias importadas, contra R$ 10,77 bilhões do polo catarinense. A mudança, consolidada a partir de maio, reflete a força da Zona Franca de Manaus, que concentra quase que a totalidade das compras externas do Amazonas, reforçando o papel estratégico da cidade nas importações brasileiras. Segundo Rogério Marin, CEO da Tek Trade, “A Zona Franca de Manaus combina incentivos fiscais com um parque fabril diversificado, que inclui eletroeletrônicos, motocicletas e bens de consumo. Esse ecossistema gera uma demanda contínua por componentes importados, fazendo com que o município se destaque no ranking nacional”.
OS CORREIOS NÃO SÃO MAIS O MESMO
Infelizmente a nossa empresa dos Correios, que já foi um orgulho dos brasileiros, está passando por uma fase extremamente difícil. Imagine que, deve ser por conta dos problemas de caixa, porém nada foi divulgado a respeito, quem vai postar ou fazer alguma coisa, agora, tem que ou pagar em dinheiro ou fazer um pix. Os Correios não estão mais aceitando cartões de crédito nem de débito. Também quem pretende mandar presentes, amostras ou mercadorias do Brasil para os Estados Unidos e Porto Rico vai ter que esperar. Os Correios anunciaram a suspensão temporária deste tipo de remessa internacional alegando mudanças recentes nas regras de importação norte-americanas. Há muitas reclamações do atendimento (poucas pessoas atendendo) e de demora nas cartas e pacotes enviados.
O DIA DO IDOSO VEM AÍ
Os velhos de hoje não são mais como os velhos de ontem. Nada mais é como antes. A primeira diferença é que os velhos de hoje vivem mais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, em 2023, a expectativa de vida no Brasil alcançou 76,4 anos. Uma pesquisa global, Attitudes to Ageing 2025, da Ipsos, porém diz que este número deve ir além e que os velhos brasileiros, agora, devem viver até 80 anos. Outro fato é como longevidade e prática de atividade física andam juntas, a clientela com mais de 65 anos em academias cresceu mais de 57% no último ano. Os velhos buscam se manter em forma, pois não fazem apenas musculação e sim se preocupam com estética, com mais saúde, autonomia e qualidade de vida. Estão com tudo e até alguns deles, sem o menor problema, estão combinando comemorar o dia do idoso, que acontece em 1º de outubro.


























Add Comment