O ex- presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM), Francisco Carlos de Oliveira Albuquerque, nomeado pelo governador Marcos Rocha e um dos seus homens de confiança, na manhã desta Quarta-feira foi um dos alvos da Operação Linha Torta, deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) pela Polícia Federal.
Francisco Carlos foi nomeado pelo Governador Marcos em 30.12.2022 e era um dos homens de confiança do governador do estado
Segundo a Polícia Federal, com apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), foi deflagrada nesta quarta-feira (16/07/2025) a Operação Linha Torta, com o objetivo de apurar irregularidades em contratação direta de serviços gráficos, que possivelmente teriam causado prejuízo milionário ao erário estadual.
As investigações tiveram início a partir de denúncia anônima, indicando suposto direcionamento contratual praticado por agentes públicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (IPEM/RO) na contratação de uma editora sediada em Barueri/SP para confecção de mais de 80 mil cartilhas informativas.
Segundo restou apurado, em diligências preliminares, o contrato — no valor de R$ 4.125.023,00 — foi firmado sem licitação, sob a justificativa de tratar-se de “obra literária singular”. Esse tipo de contratação direta está previsto na legislação apenas para casos excepcionais, quando a obra apresenta caráter autoral exclusivo, com conteúdo original, individualizado e de natureza intelectual ou artística, o que inviabilizaria a concorrência. No entanto, auditoria técnica identificou, preliminarmente, que o material contratado não possuía exclusividade, nem características que justificassem a inexigibilidade. Parte do conteúdo, inclusive, aparentemente, teria sido plagiado de cartilhas já produzidas por outros órgãos públicos e disponibilizadas gratuitamente.
Francisco Carlos nomeado Pelo governador Marcos Rocha no IPEM agora vai ter sua administração devassada, e segundo o ex chefe da casa civil Junior Gonçalves em entrevista publicada por diversos portais de noticias do estados tudo que se referia a seu governo tinha o conhecimento do governador.
FONTE: FOLHA RONDONIENSE
vejam decreto de nomeação



























Add Comment