Orlândia /SP: Na agenda do Show para jornalista de 14 estados, reunindo 22 jornalistas ligados ao Agro, foi realizado uma visita a Tangará Aero agrícola, onde foram recebidos pelo vice-presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva (sócio da Tangará) e pelo diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle, que fizeram uma explanação de como o setor tem contribuído para o desenvolvimento do agro brasileiro

A entidade foi criada em assembleia realizada no dia 19 de julho de 1991, em São Paulo. O estatuto da entidade teve seu registro completado em 12 de março de 1992, quando, então, iniciaram-se oficialmente as atividades do sindicato.
O SINDAG foi criado pela necessidade de que sentiam as empresas de aviação agrícola em ter um sindicato forte, que as representasse legalmente para todos os efeitos, junto aos órgãos oficiais da iniciativa privada e perante a opinião pública. E que aglutinasse em uma entidade todas as empresas ligadas a pulverização agrícola.

Segundo o diretor Gabriel Colle, a grandeza da frota de aviões agrícola Brasileira, é um fator essencial para a produção agrícola, com aproximadamente 2.700 aeronaves, espalhadas em 24 estados, com destaque para o Mato Grosso, com aproximadamente 700 aeronaves , seguido pelo Rio Grande do Sul
Colle, falou da necessidade de desmistificar a visão as vezes negativas que a sociedade tem da atividade de pulverização agrícola, sendo que ela é um fator essencial para o combate as diversas pragas que assolam o agro brasileiros, e essencial para o aumento da produção em diversas culturas do Agro
Colle falou que pulverização permite a aplicação de produtos fitossanitários para controlar pragas e doenças que afetam as plantas, protegendo a lavoura e garantindo a produtividade. E que garante o Controle de Plantas Daninhas, salientou que a pulverização pode ser realizada de forma mais eficiente e precisa, reduzindo o desperdício de produtos e o tempo de aplicação.
O Diretor executivo do SINDAG, falou também que até 2024, a entidade tinha 2.722 aeronaves agrícolas registradas, isso demonstra um crescimento de 7.22%, em relação ao ano anterior, sendo o maior crescimento desde 2011, o número de aeronaves importadas cresceu 10,31%, a frota nacional apresentou recuperação crescendo 4,46%no mesmo período
Cole falou da defasagem de pilotos no setor, dizendo que a atividade é bem remunerada, e que existem cursos que preparam pilotos para atuarem no setor, com excelentes professores

O vice-presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva (sócio da Tangará) em sua explanação falou da importância do encontro com os profissionais jornalistas do Road Show, dizendo ser uma excelente oportunidade para divulgação das atividades ligadas as aviação agrícola e seu papel fundamental para o Agro Brasileiro, lembrando do pioneirismo dos primeiros profissionais e empresas que iniciaram a atividade no Brasil , lembrou que o Brasil é um potência mundial na atividade, além de possuir pilotos de excelente qualidade, relatando que em 2024 seis pilotos foram convocados para ajudar no combate a incêndios na Argélia, ‘Isso demonstra qualidade e o profissionalismo de nossos Pilotos”, dizendo que nossa frota foi essencial para combater incêndios em lavouras e reservas ambientais. Falou também dos avanços tecnológicos em ternos de melhoramento em equipamentos de pulverização, aeronaves, sistemas de acompanhamentos via gps, radares e TI

Thiago falou que o Sindicato nacional das empresas de Viação agrícola desde sua fundação em 1991, cresceu significativamente , hoje representa mais de 1,648 empresas, que operam aviões, helicópteros drones em 24 estados do Brasil ,entre elas fazendas, cooperativas, usinas, instituições de ensinos , todos registrados e em conformidade com as legislações Brasileiras que rege o setor da Aviação Agrícola
No final, foi o oferecido um almoço para todos os integrantes da Road Show 2025 nas dependências da Tangara Agrícola.
Da Redação Folha

























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