O melhor do choque de realidade é quando não mata. “Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens que de um terceiro andar” (Machado de Assis).
SINFONIA PARA TEOTÔNIO
O documentário Sinfonia para Teotônio, produzido em Rondônia pela dupla do Coletivo Madeirista Joesér Alvarez e Ariana Boaventura, estreia no I ANIMAL CINEMA FEST, realizado na cidade de Bogotá, Colômbia, sob o lema “Construamos um mundo justo para todos os habitantes do planeta”. O festival acontece até 10 de dezembro de 2016, em vários espaços culturais da cidade de Bogotá, com entrada franca. Ariana Boaventura é docente do Departamento de Libras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ela acrescenta que outro filme do Coletivo Madeirista, premiado duas vezes (Festcineamazônia/Br e Festival de Video LIbre TeleK/Espanha), o “Ãnima4”, também foi selecionado para o festival, mas, não em caráter competitivo, participando de uma mostra. Segundo a professora, “estrear em um festival internacional e ainda ter um segundo filme na mesma seleção é gratificante e é também um atestado de que as produções do Coletivo Madeirista dialogam com as tendências e interstícios da cinematografia contemporânea”. Boaventura informou que a organização do festival recebeu centenas de filmes de todo o mundo, selecionando 13 curtas documentários, 15 curtas de ficção, 6 curtas de animação, 6 curtas experimentais, 9 videoclipes e 7 longas-metragens. Assista ao trailler de Sinfonia para Teotônio aqui: http://migre.me/vp1mn. Assista ao filme Ãnima4 aqui: http://migre.me/vp1pT. Confira as notícias e imagens do Festival em http://migre.me/vnf1M e http://migre.me/vp0MA.
CERPA EXPORT NO BURACO DO CANDIRU
A grande novidade na noite da quinta-feira no Buraco do Candiru (Rua Guiana 2863-Embratel- Celular (69) 99292-4191) será o lançamento da famosa “Cerpinha”, a Cerpa Export, que estará doravante disponível em Porto Velho. A Cerpinha, como sabem os bons bebedores de cerveja paraenses, é a cerveja top de linha do Pará, que, agora, pode ser degustada em nossa capital. Saúde!
O IMPEACHMENT NA BANCA DO BARÃO
Já está disponível na famosa Banca do Barão, Av. Carlos Gomes esquina com a José Bonifácio, o novo livro do notável jornalista Reis de Souza. Trata-se do segundo livro O Brasil da Era Dilma Volume II, que tem o nome de “Impeachment”. Nele o Autor, um dos mais abalizados analistas da cena política nacional, com a perspicácia de sempre reúne escritos que abarcam os tumultuados períodos recentes de nosso país. É a oportunidade de poder fruir de uma requintada e competente escrita sobre a realidade contemporânea de nosso país. E ler na pena de Reis de Souza é um prazer na medida em que torna suave os áridos caminhos da política.
V ENCONTRO DE FÍSICA DA UNIR
O Departamento de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoverá o V Encontro de Física de Rondônia (V EFRO) e VI Mostra de trabalhos acadêmicos do Curso de Física no período de 21 a 23 de novembro de 2016, no Auditório da UNIR-Centro, em Porto Velho. As inscrições devem ser feitas no endereço https://sites.google.com/site/vefro2016. O tema desta edição é Desafios para formação de profissionais em ensino de física na região norte do país, problemas e perspectivas.
INFOPARTY ESTÁ CHEGANDO EM RONDÔNIA
Rondônia sediará uma feira voltada à cultura cibernética e ao empreendedorismo digital durante 24 horas seguidas, sem interrupção. Trata-se da Infoparty, um ambiente divertido, projetado para troca de experiências digitais por meio da Infovia – rede online, exclusiva e de alta velocidade do Governo Estadual. O evento começará ao meio dia de 19 de novembro e irá até ao meio dia de 20 de novembro, na E.E.F.F. Major Guapindaia, em Porto Velho. Serão 3 eixos temáticos com palestras, estandes tecnológicos, campeonatos virtuais, robótica, praça de alimentação, startups e muito empreendedorismo digital, todos abertos à participação gratuita da sociedade.
Segundo o coordenador do projeto, Ricardo Machado, que é gerente de desenvolvimento de sistemas na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic/Seae), são esperadas 5 mil pessoas na feira, entre visitantes, participantes dos campeonatos, expositores e parceiros comerciais.
O site da Infoparty é o canal oficial para realizar inscrições e consultar todos os detalhes e informações sobre as palestras, as competições por equipe de CS:GO, DOTA 2, League os Legends e os Combates de Robótica – divididos em Destruição, Resgate, Sumô de Robôs e Sumô todos contra todos. Os três primeiros lugares serão premiados com troféus e medalhas, cada competidor deverá levar seu computador e suas senhas de acesso aos jogos. A Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) é a organizadora da Infoparty.
A DESMONTAGEM DO “CICLO PERVERSO”
O presidente Michel Temer afirmou, ontem, que seu governo está desmontando um “ciclo perverso”, pelo qual passava o país, o apresentou hoje, algumas projeções otimistas que, segundo ele, serão decorrentes das medidas de austeridade que vêm sendo adotadas. Entre elas, ele destacou a possibilidade de, a partir do segundo semestre de 2017, o país retomar a geração de emprego e de registrar um Produto Interno Bruto “não negativo”. Ele também disse que, mantidas tendências já verificadas, espera que o país retome o grau de investimento, pelas agências de avaliação. Foi na abertura do seminário Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) onde disse claramente “Querem que o governo assuma e dois meses depois o céu esteja azul. Não é assim. Isso leva tempo. A retomada do emprego é algo que demora. É paulatina e lenta, mas, nossa esperança é que no segundo semestre de 2017 o PIB não seja negativo. Se não for, que nos cobrem”. E acrescentou “Às vezes sinto no ar certo preconceito. Querem combater desemprego e não querem incentivar a iniciativa privada. Nossa esperança é que em face do ritmo que estamos adotando é que no segundo semestre do ano que vem tenhamos também o emprego sendo retomado”. Temer destacou que para tornar possível esse cenário, é necessário que o governo ajuste suas contas e atraia o investimento privado em áreas estratégicas como a infraestrutura. Segundo ele, o país acumulava “dívida pública crescente e desemprego em nível alarmante”.
Add Comment