Eu nem vou dizer nada. “Eu me nego a acreditar que um político, mesmo o mais doce político, tenha senso moral” (Nelson Rodrigues).
III ENCONTRO BERADERO EM DANÇA NA RETA FINAL
Para fomentar a dança no Estado de Rondônia, e sem caráter competitivo, está sendo realizado o III Encontro Beradero em Dança (Eita), que começou dia 21 e se estende até o dia 29 de outubro. São 16 companhias de dança, incluindo um grupo e artista de São Paulo que se apresentam no encontro. Nesta última semana do mês de outubro, os grupos vão apresentar ballet, samba de gafieira, funk e outros ritmos, assim como terão oficinas e mesa redonda para debater a institucionalização da dança em Porto Velho. Realizado pela Fundação Palácio das Artes (Funpar), a terceira realização do Eita tem parceria com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Instituto de Pesquisa de Rondônia (Ipro), ONG Carpe Diem, Conselho Internacional de Dança (CID), Humaniza, Agenda Porto Velho, Ministério Público do Estado de Rondônia e a Unesco. Segundo Gilca Macedo Lobo, artista e assessora técnica do teatro Palácio das Artes que organiza o evento, “Não existe o que é certo, ou errado na dança. Pegamos a dança de salão, dança do boi e a dança clássica, para dançar do nosso jeito, do jeito beradero”. Nesta quarta-feira (26) acontece a Oficina Corpo como instrumento reflexivo e político, tendo como facilitador Sandro Borelli (SP); na quinta a Oficina Formatação e Gestão de Projetos Culturais, tendo como facilitador Júnior Cecon (SP) e, a partir das 20h, a Cia Carne Agonizante (SP) no Teatro Guaporé. Na sexta-feira (28) e sábado (29) será a vez do espetáculo Homem Torto de Eduardo Fukushima (SP), a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes
GLOMARON APOIA PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE CASA DE APOIO
A Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron) apresentou à imprensa em café da manhã, ontem, terça-feira, 25-10, o projeto para construção da Casa de Apoio do hospital do câncer da Amazônia., no quilômetro 17 da BR-364, próximo a Candeias. Neste primeiro momento, a Glomaron apresentará o projeto a imprensa e parceiros para em seguida colocar nas ruas a campanha de arrecadação de fundos. O grão-mestre da Glomaron Aldino Brasil disse que espera contar com a maciça adesão da população de Porto Velho e de Rondônia. “É um ato de amor ao próximo, quando a família passa por um momento de grande fragilidade e o êxito dessa empreitada dependerá do apoio de toda a sociedade”. O café da manhã foi na sede da Glomaron, à rua Tabajara, 2.652, entre as ruas Rafael Vaz e Silva e Elias Gorayeb, no bairro Liberdade.
EVENTO DA UNIR VAI DEBATER TRADUÇÃO E INTERCÂMBIO
Os Departamentos de Línguas Estrangeiras (DLE) e de Línguas Vernáculas (DLV) e a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promovem de 28 a 30 de novembro o I Seminário Interdepartamental de Estudos Sobre Tradução na Amazônia (SETAL) e o II Encontro de Internacionalização da UNIR: Relatos de viagens e dicas de intercâmbio. O objetivo dos dois eventos é dialogar com professores das redes estadual e municipal de ensino, bem como das escolas de idiomas existentes na região, na intenção de se tornar um espaço para trocas de experiências relacionadas às questões prementes da área, buscando não apenas o diálogo interdisciplinar e interdepartamental, mas também colaborar com a divulgação da ciência nestes níveis. A abertura e demais atividades do dia 28 acontecerão no auditório da UNIR-Centro. Nos dias 29 e 30 as atividades serão realizadas no campus de Porto Velho. A programação completa está disponível no endereço eletrônico http://setalunir.wixsite.com/2016/programacao. As inscrições para submissão de trabalhos para participação na modalidade comunicação estão sendo realizadas através do e-mail [email protected]. O assunto do e-mail deverá ser identificado como “submissão de trabalho”. As normas para submissão estão disponíveis em: http://setalunir.wixsite.com/2016/submissao-de-resumos e http://setalunir.wixsite.com/2016/trabalhos-aprovados. O evento é coordenado pelas professoras doutoras Andréa Moraes da Costa e Gracielle Marques, ambas do Departamento de Línguas Estrangeiras, e pelo professor doutor José Eduardo Martins de Barros Melo, do Departamento de Línguas Vernáculas. Para mais informações, acesse: http://setalunir.wixsite.com/2016.
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA MICROS E PEQUENOS
Orientar o desenvolvimento de conhecimento específico em negociação internacional das empresas participantes. Este é o objetivo da capacitação Negociação Internacional, direcionado para micros e pequenas empresas em fase de internacionalização. O curso acontece nesta sexta-feira, 28, no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, a partir das 8h. O curso será, ministrado pelo especialista em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Minas Gerais e facilitador do Módulo Marketing Internacional do Programa Inseri, Sávio Rezende. Segundo a coordenadora do Centro Internacional de Negócios – CIN-Fiero, Cleia Botelho, as atividades do Programa Inseri, assim como essa capacitação são desenvolvidas em parceria entre Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional em parceria com as Federações das indústrias e o CIN local. Mais informações poderão ser disponibilizadas pelo e-mail do CIN – [email protected] ou pelos números: (69) 3216-3436/2136-3420.
INFLAÇÃO TENDE A DIMINUIR ESTE ANO
As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) preveem uma inflação menor este ano e em 2017. A pesquisa Focus do BC, a inflação, projeta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), vai fechar este ano em 6,89%, no sexto ajuste seguido. Na semana passada, a estimativa era 7,01%. Para 2017, a estimativa foi ajustada de 5,04% para 5%. Esta foi a terceira redução consecutiva. As projeções ultrapassam o centro da meta que é 4,5%. O teto da meta é 6,5%, este ano, e 6% em 2017. A projeção de instituições financeiras para a queda da economia (Produto Interno Bruto – PIB) este ano, passou pela terceira piora seguida, ao ser ajustada de 3,19% para 3,22%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi reduzida de 1,30% para 1,23%. Com a expectativa de retração da economia e inflação menor, as instituições financeiras esperam que a taxa básica de juros, a Selic, encerre 2017 em 13,50%.
Add Comment