Previsões indicam chuvas abaixo da média em grande parte dos estados
O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério Sul. A estação vai até 20 de março de 2025 e é marcada por temperaturas elevadas em todo o Brasil, dias mais longos que as noites e condições meteorológicas que favorecem chuvas intensas, granizo, ventos moderados a fortes e descargas elétricas.
Segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña, que historicamente provoca chuvas intensas no Norte e Nordeste e secas no Sul do país, deve ser mais breve neste ano. A probabilidade dessas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março e cai progressivamente para 40% entre fevereiro a abril de 2025.
Previsões regionais para janeiro a março de 2025
Norte:
Chuvas acima da média em grande parte da região, exceto no sudeste do Pará e centro-oeste de Rondônia, onde há tendência de volumes abaixo da média. As temperaturas podem superar a média histórica em até 0,5°C.
Nordeste:
Chuvas abaixo da média no centro-leste, mas com possibilidade de volumes acima do normal no noroeste. Temperaturas previstas acima da média, especialmente no Maranhão, Piauí e oeste da Paraíba e Pernambuco.
Centro-Oeste:
Precipitações próximas ou abaixo da média, com exceção do oeste do Mato Grosso. Temperaturas acima do normal em toda a região.
Sudeste:
Para a Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de condições favoráveis a chuvas ligeiramente abaixo do normal em toda a região. Porém, tratando-se do período historicamente chuvoso dessa região, não se descarta a ocorrência de chuvas expressivas, por exemplo durante a ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACs). Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da média.
Sul:
Tendência de chuvas abaixo da média, com exceção do leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina, onde os volumes podem ser próximos da climatologia. Para a temperatura, as previsões indicam valores predominantemente acima da média durante os meses do verão.
FONTE: SBT NEWS
Add Comment