Neste domingo (2), as seções eleitorais da maioria dos municípios brasileiros foram abertas às 8h para que 144 milhões de eleitores pudessem votar e escolher prefeitos e vereadores em todos os estados, com exceção do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha, onde não há eleição para os cargos em disputa. Os locais de votação fecharam às 17h, de acordo com o fuso horário da cada cidade.
Confira os resultados das eleições dos prefeitos das capitais:
Saiba como foi o dia de votação:
Na noite deste domingo (02), o TSE divulgou que mais de 25 milhões de eleitores não compareceram às urnas no 1º turno das eleições municipais. O número de 17,58% de abstenções teve a “colaboração” de algumas cidades em especial. Em nove capitais, o número de votos brancos, nulos e de eleitores que não compareceram foi maior do que do candidato que ficou em primeiro lugar.
Das 36 candidatas em capitais, só uma se elegeu e duas vão para o 2° turno
Nas eleições municipais deste domingo (2), 36 mulheres tentaram se eleger prefeita nas capitais brasileiras. E, assim como em 2012, apenas uma candidata venceu no 1º turno. Em Boa Vista (RR), Teresa Surita (PMDB) garantiu a reeleição com uma vitória esmagadora. Ela teve 79,45% do total de votos válidos.
Eleições 2016: PSDB e PMDB disputam espaço nas capitais; PT cai
A principal mudança que se observa no primeiro turno das eleições municipais de 2016 em comparação a 2012 foi o desempenho do PT, que desta vez não conseguiu polarizar com o PSDB nas capitais do país. Este ano, entre os candidatos petistas, apenas Marcus Alexandre conseguiu se reeleger em primeiro turno em Rio Branco (AC). O PT também conseguiu enviar João Paulo para o segundo turno no Recife (PE).
TSE registra mais de 25 milhões de eleitores que não votaram
A Justiça Eleitoral registrou no primeiro turno das eleições municipais de 2016, neste domingo (2), abstenção de aproximadamente 17,58% do eleitorado. O número corresponde a 25.073.027 eleitores que deixaram de comparecer às urnas. O total de eleitores aptos a votar foi de 144 milhões.
Filha e esposa de ex-senador são agredidas em Fortaleza
A filha e a esposa do ex-senador e atual secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda (PCdoB), foram agredidas na tarde de hoje (2) em frente a um local de votação no bairro Benfica, em Fortaleza. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, a Polícia Militar verificava uma denúncia de crime eleitoral no local.
Sete dos 20 prefeitos de capitais vencem disputa já no primeiro turno
Dos 20 prefeitos de capitais que concorreram à reeleição este ano, 75% venceu a disputa logo no primeiro turno ou passaram para o segundo turno. Ao todo, sete venceram hoje (2) seus adversários no primeiro turno e oito disputarão o segundo turno no dia 30 de outubro.
Haddad cumprimenta Doria e diz que transição será transparente e tranquila
Em entrevista concedida há pouco, o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que tentava a reeleição pelo PT, cumprimentou o candidato do PSDB, João Doria, que venceu a disputa em primeiro turno.
Foto: Valter Campanato/ABr
Presidente do TSE diz que primeiro turno ocorreu em “clima de paz”
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse hoje (2) que o primeiro turno das eleições municipais ocorreu “em clima de normalidade e de paz”. De acordo com o balanço final da votação, divulgado pela Justiça Eleitoral, haverá segundo turno em 27 municípios do país.
Foto: Valter Campanato/ABr
Dezoito capitais escolherão prefeitos em 2° turno
Dezoito das 26 capitais terão segundo turno para a escolha de prefeito. O número é maior que nas últimas eleições, em 2012, quando 17 capitais tiveram segundo turno. A votação ocorre próximo dia 30.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Prefeito afastado de Montes Claros conquista votos para segundo turno
Afastado do cargo e considerado foragido, o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PSB), conquistou votos suficientes para ir ao segundo turno, mesmo com a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) há quatro dias.
Eleições 2016: Minas Gerais tem 275 presos, sendo 80 na capital
A Polícia Militar fez hoje (2) um total de 275 conduções à delegacia de pessoas que suspostamente estavam cometendo crime durante as eleições nos municípios de Minas Gerais. Destes, 80 eram candidatos. A coorporação não soube precisar se há prefeitos envolvidos nos casos.
Petista Marcus Alexandre é reeleito em Rio Branco
O atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), foi reeleito para o cargo neste domingo (2), em primeiro turno, com 54,80% dos votos válidos. Eliane Sinhasique (PMDB) ficou em segundo lugar, com 32,07 % dos votos válidos. Até agora foram apurados 97,47% das urnas.
Edvaldo Nogueira e Valadares Filho vão ao segundo turno em Aracaju
Os candidatos Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) vão disputar o segundo turno das eleições em Aracaju. Edvaldo Nogueira teve 38,77% dos votos válidos e Valadares Filho, teve 38,08%.
João Doria é eleito prefeito de São Paulo
João Doria (PSDB) foi eleito, em primeiro turno, prefeito de São Paulo. O candidato tucano obteve 53,4% dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 16% dos votos, o candidato Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital paulista. Celso Russomano (PRB) ficou com 13% dos votos contabilizados.
Rui Palmeira e Cícero Almeida vão para o segundo turno em Maceió
Os candidatos Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) vão disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura de Maceió. Rui Palmeira teve 46,85% dos votos válidos e Cícero Almeida, 24,77%.
Emanuel Pinheiro e Wilson Santos vão para o segundo turno em Cuiabá
Os candidatos Emanuel Pinheiro (PMDB) e Wilson Santos (PSDB) vão disputar o segundo turno das eleições no município de Cuiabá. Pinheiro teve 34,17% dos votos válidos e Santos, 28,40% dos votos válidos. Até agora, foram apurados 99,4% das urnas.
Com 70% das urnas apuradas, Teresa Surita (PMDB) está eleita em Boa Vista (RR)
Com 70% das urnas apuradas, os cidadãos de Boa Vista (RR) já conhecem a prefeita eleita. Teresa Surita (PMDB) já alcança 79% dos votos válidos apurados até agora e está matematicamente eleita para comandar a capital de Roraima.
Firmino Filho é reeleito em Teresina
O candidato Firmino Filho (PSDB) venceu a disputa pela prefeitura de Teresina, com 51,24% dos votos válidos. Dr. Pessoa (PSD) ficou em segundo lugar, com 39,65% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,01% das urnas e 98,84% do eleitorado.
João Leite (PSDB) e Kalil (PHS) vão para o segundo turno em Belo Horizonte
Dois candidatos com trajetórias ligadas ao futebol vão disputar o segundo turno para a prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Com 93,39% das urnas apuradas, o ex-goleiro do clube Atlético-MG João Leite (PSDB) obteve 33,51% dos votos válidos, enquanto o ex-presidente Atlético Kalil (PHS) ficou em segundo lugar, com 26,51% votos.
Fonte: EBC
Add Comment