Brasileiro esperou oito horas entre a derrota na estreia e o começo da repescagem, onde venceu duas lutas para conquistar a medalha no taekwondo
Dez anos depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, Edival Pontes, o Netinho, fez história numa edição olímpica adulta. O paraibano de 26 anos conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze da categoria até 68 kg do taekwondo ao derrotar o espanhol Javier Perez Polo por 2 a 1 com parciais de 3*/3, 3/6 e 4/3.
Volta por cima em grande estilo
Foi a volta por cima definitiva de Netinho. Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, ele foi derrotado na primeira rodada nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e não teve a chance de ir à repescagem. Em 2022, foi prata no Mundial, mas numa categoria mais pesada, 74 kg, que não é olímpica. No ano seguinte, porém, acabou suspenso por doping ao testar positivo para THC (tetrahidrocanabinol), substância encontrada na cannabis.
Mas não foi fácil chegar à medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Edival Pontes foi derrotado de novo na primeira luta. Ele não resistiu ao jordaniano Zaid Kareem, que o venceu por 2 rouns a 1, mas voltou à disputa porque o algoz se classificou para a final.
Mas até receber a notícia de que teria chance de brigar pelo bronze, Netinho esperou oito horas. Nesse meio tempo, Zaid Kareem derrotou o turco Hakan Recber nas quartas de final e o britânico Bradly Sinden na semifinal e se garantiu na decisão do ouro, abrindo o caminho para o brasileiro retornar à disputa.
Revanche e medalha
Quis o destino que o primeiro adversário da repescagem fosse Hakan Recber, exatamente o mesmo lutador que eliminou Netinho na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A vitória, sem dúvida, teve um sabor especial. Além de garantir o paraibano na disputa pelo bronze, ainda serviu de vingança pela eliminação de três anos atrás.
Com a vitória, Netinho se classificou para enfrentar o espanhol Javier Perez Polo, campeão mundial em 2019, na disputa pelo bronze. No primeiro round, o europeu saiu na frente por 2 a 0 ao acertar o tronco do brasileiro. Mas Edival Pontes virou ao acertar a cabeça do adversário num lance que precisou ser revisado pelo árbitro de vídeo. Na volta do combate, ele tomou uma punição, que empatou o duelo, mas como conseguiu o golpe de maior pontuação, foi declarado o vencedor.
No segundo round, o espanhol deu o troco, se manteve superior e venceu por 6/4. Já no terceiro, Netinho abriu 4 a 0 com dois chutes no peito do adversário. Depois, conseguiu segurar a reação do adversário e, mesmo levando três punições, venceu por 4 a 3 e conquistou a medalha de bronze.
FONTE: R7.COM
Add Comment