Serviços básicos e também atendimentos especializados estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde de Porto Velho
No Dia Internacional da Mulher, é essencial reconhecer não apenas as conquistas sociais e políticas das mulheres, mas também a importância da saúde feminina. Na rede municipal, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), oferece diferentes serviços focados na promoção do bem-estar e da qualidade de vida das mulheres, desde a atenção básica até os atendimentos especializados.
REDE DE ATENÇÃO BÁSICA
Consultas de Rotina: As unidades de saúde oferecem consultas médicas de rotina, onde a mulher pode ser orientada por médicos e enfermeiros sobre as questões de saúde geral, além de realizar exames preventivos e atualizar suas vacinas.
Planejamento Familiar e Reprodutivo: Profissionais de saúde fornecem orientação sobre contracepção, planejamento familiar, saúde sexual e reprodutiva, incluindo a prescrição de métodos contraceptivos adequados às necessidades individuais. Na rede municipal, as estratégias são disponibilizadas constantemente para evitar uma gravidez não planejada, como os preservativos (masculinos ou femininos), pílula anticoncepcional, contraceptivo injetável e o Dispositivo Intrauterino (DIU).
Exame Preventivo: O exame que previne o câncer no colo de útero é realizado gratuitamente na rede municipal de saúde. Qualquer pessoa com útero que já tenha iniciado atividade sexual deve realizar o exame periodicamente, especialmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. O papanicolau, como é chamado o procedimento, está disponível em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano.
Pré-natal: Para as gestantes, é oferecido o cuidado do pré-natal completo, incluindo consultas médicas regulares, exames de ultrassom, monitoramento da saúde fetal e aconselhamento sobre nutrição e orientações de prevenção sobre o pré-natal, inclusive de alto risco.
REDE DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Ginecologia: Além das consultas de rotina, realizadas nas unidades básicas, a rede de saúde de Porto Velho também oferece serviços especializados para diagnóstico e tratamento de doenças ginecológicas, como consultas, exames e cirurgias ginecológicas, laqueadura, ultrassonografia transvaginal e colposcopia para mulheres com alteração no resultado do preventivo. Além disso, o acompanhamento durante a menopausa também pode ser realizado gratuitamente pelos serviços de saúde municipal.
Obstetrícia: Para garantir uma gravidez segura e saudável, são disponibilizados serviços de obstetrícia, incluindo acompanhamento pré-natal de alto risco, parto e pós-parto, além de cuidados especializados para gestações múltiplas e outras condições obstétricas complexas.
Saúde da Mama: Como procedimentos para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, o serviço especializado do município realiza consulta com mastologista e também exames de ultrassonografia das mamas, junto com programas de educação e conscientização sobre a importância da detecção precoce e do autoexame da mama.
Atenção à Vítimas de Violência: A violência sexual contra mulheres é discutida e enfrentada por meio de políticas públicas criadas pela Prefeitura de Porto Velho. Na saúde, o atendimento às vítimas a partir de 12 anos, é realizado de forma integral pela Maternidade Municipal Mãe Esperança. O serviço atende 24 horas e disponibiliza exames, profilaxias e encaminhamentos para a Rede de Proteção. O acolhimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, preparados para oferecer atenção integral à mulher.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
Além desses serviços, a Semusa também promove ações de educação em saúde, campanhas de prevenção e conscientização e programas de empoderamento feminino, visando não apenas tratar doenças, mas também promover a saúde integral e o bem-estar das mulheres em todas as fases de suas vidas.
“Neste Dia Internacional da Mulher, é fundamental reconhecer e valorizar o papel essencial que a saúde desempenha na vida das mulheres, e a Prefeitura de Porto Velho está comprometida em fornecer cuidados acessíveis para todas”, aponta Marilene Penati, secretária-adjunta da Semusa.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment