Noticias

VIOLÊNCIA E SAÚDE INEFICIENTE SÃO OS PROBLEMAS QUE MAIS AFETAM O BRASILEIRO

PESQUISA: 54% DOS BRASILEIROS ACHAM SAÚDE PÚBLICA DEFICIENTE

Pesquisa Ipsos realizada com 1.200 entrevistados em 72 cidades brasileiras em julho mostra que violência, serviços de saúde deficientes e falta de emprego são os itens que mais preocupam o brasileiro. Já o problema que demanda solução imediata é o desemprego, seguido pela saúde ruim e pela violência.

O quesito que mais afeta a vida dos brasileiros é “segurança, violência e criminalidade”. Essa opção foi escolhida por 67% dos brasileiros que participaram da pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos entre 1 e 12 de julho. Na sequência, aparece “serviços de saúde deficientes” (54%) e “desemprego” (43%).

A preocupação com violência é alta em todas as faixas de renda, mas as classes alta e média são quem mais se sentem afetadas. Ao todo, 73% dos entrevistados que ganham entre cinco e dez salários mínimos e dos que recebem acima de 20 salários mínimos mencionaram segurança como sua principal preocupação.

Esse número cai para 54% entre os que ganham até um salário mínimo, ficando atrás de falta de emprego (55%), que foi o item considerado como maior preocupação por essa faixa de renda.

Os serviços deficientes em saúde, o segundo maior problema para os brasileiros de acordo com a pesquisa Ipsos, recebeu mais menções entre os mais velhos, tendo sido mencionado por 72% daqueles com 66 anos ou mais, e entre os mais pobres, sendo apontado por 61% dos pesquisados que recebem entre um e dois salários mínimos.

Entre os que ganham acima de 20 salários mínimos, a opção foi mencionada por apenas 27% dos entrevistados. Para a camada mais rica da população, congestionamento de veículos é a segunda preocupação mais mencionada.

A falta de emprego é mais sentida por aqueles entre 35 e 44 anos. De acordo com a pesquisa, 49% das pessoas nessa faixa etária afirmam que o desemprego é o problema que mais afeta suas vidas.

Entre as classes sociais, os mais pobres, que recebem até um salário mínimo, são os que mais mencionam esse item (55%). Entre as regiões, o Nordeste é onde a falta de emprego é mais sentida, sendo mencionada por metade (51%) das pessoas pesquisadas.

Os resultados fazem parte do levantamento mensal da Ipsos, Pulso Brasil, realizado no país desde 2005. Nesse módulo, a Ipsos perguntou aos entrevistados “Qual é o problema que mais o(a) afeta pessoalmente?”.

Foram apresentadas 19 opções aos entrevistados: a pobreza, a falta de emprego, más condições de moradia, segurança, violência & criminalidade, venda & consumo de drogas, serviços de saúde deficientes, serviços de educação deficientes, sistema de transporte público deficiente, o congestionamento de veículos, a poluição, falta de água, falta de energia elétrica, falta de rede de esgoto, coleta de lixo e limpeza urbana.

A pergunta foi estimulada com cartão rodiziado. Foram dadas quatro versões de cartões e as opções de resposta apareciam em ordens alternadas. Não houve esposta espontânea para essa questão.

Fonte: DiariodoPoder

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com