É a vida, simplesmente nada mais. “Triste o mundo, que veste quem está vestido e despe quem está nu”(Pedro Calderón de la Barca).
CARNAVAL SEGUE ANIMADO EM PORTO VELHO
O início do carnaval já prometida em Porto Velho com um desfile muito tranquilo e acompanhado por mais de 2 mil foliões do Pirarucu do Madeira, que, com suas marchinhas, foi um ótimo gatilho para a festa. Depois tanto a Banda do Vai Quem Quer, como o Murupi e o US Dy Fhora não deixaram a peteca cair e fizeram desfiles muito animados, apesar de muitas reclamações, dos mais tradicionais, de que prevaleceu o “pancadão” na festa. Mas, foi muito bom mesmo e sem grandes problemas de violência. Aliás, o policiamento ostensivo foi muito bem planejado e a sensação de tranquilidade se deve também a isto. Agora prometem muito o Concentra mas Não Sai, no Bar do Pernambuco, o Leva eu e o Jatuarana, entre outros muito bons que estão na Zona Leste. Enfim, o carnaval deste ano está recuperando a vitalidade de carnavais passados, o que é muito bom para a cidade e para a economia.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E COMÉRCIO EXTERIOR
No último dia 9, sexta-feira, com a presença do secretário Adjunto, economista Avenilson Trindade, encerrou-se o curso de capacitação em Atração de Investimentos e Promoção do Comércio Exterior, ministrado pelo professor Javier Casademunt, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma promoção do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico. O curso, principalmente frequentado por técnicos ligados à Invest RO, teve a finalidade de melhorar a atração de investimentos para o Estado de Rondônia identificando oportunidades e criando uma série de sugestões e formas de aumentar os investimentos externos no Estado.
GOVERNO SUSPENDE EXPEDIENTE DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
O Governo de Rondônia, por meio do Decreto nº 28.900, publicado na sexta-feira (9), no Diário Oficial do Estado, suspendeu o funcionamento de suas atividades, cujo expediente seria das 14h às 18h, no dia 14 de fevereiro, data da Quarta-feira de Cinzas. Somente a partir da quinta-feira (15), os órgãos e entidades estaduais retornarão com atendimento regular. Os serviços essenciais funcionam normalmente.
VENDAS DE CIMENTO COMEÇAM O ANO COM FORTE QUEDA
Apesar de todos os esforços que são feitos para esconder a crise econômica do país o maior sintoma dela se encontra no mercado da construção, que continua em queda, tanto na venda de materiais, quanto no número de lançamentos imobiliários. Sintoma disto são as vendas do insumo que, em janeiro, foram 4,8 milhões de toneladas, uma queda de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2023 e uma alta de 5,9% frente a dezembro último, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Por dia útil, o número de dias trabalhados, a comercialização de cimento foi de 198,6 mil toneladas no mês de janeiro e, representa uma retração de 2,1%, comparado ao mesmo mês do ano anterior e de 0,6% em relação a dezembro de 2023. Não há dúvidas de que o resultado sinaliza que o fraco desempenho em 2023 persiste no início de 2024. Os juros e o endividamento elevados exercem pressão na situação financeira e no consumo das famílias, contribuindo, inclusive, para a queda na confiança do consumidor no mês de janeiro. Este índice registrou o menor nível desde maio de 2023, dando continuidade à tendência de desaceleração iniciada em setembro. O resultado é motivado pela piora da situação atual do consumidor com a queda na renda e poder de compra e das expectativas negativas para os próximos meses, disseminada em todas as faixas, com exceção da mais alta. O que se vê é que, mesmo com o controle da inflação e da resiliência do mercado de trabalho, houve um aumento da informalidade e, o salário dos trabalhadores ainda permanece numa recuperação lenta, com valores reais estagnados há quatro anos, mas, agora, não existe mais a pandemia.
CAIXA ECONÔMICA PREPARA NOVOS PRODUTOS
A Caixa Econômica Federal prepara o lançamento de novos produtos para as loterias brasileiras. Um deles é a Nova Loteria: “Da hora”. Regulamentada pela lei 14.455/2022, o jogo consta de aposta de valor livre e prêmio proporcional ao valor apostado. Inicialmente com dois concursos diários. A projeção é que a modalidade seja lançada ainda neste ano. Os recursos serão destinados para a saúde e o turismo. Outro produto é a Lotex, com o nome de Raspadinha. Com lançamento previsto para março, a situação depende apenas de licitação da parceria. Já estão planejadas estampas, valores de face e de premiação. A Sporting BETs é outro projeto em andamento. A expectativa é que este produto também seja lançado ainda neste ano, com resultados satisfatórios a serem alcançados no decorrer de 2025. A fonte das informações foi o jornal da Febralot.
COMÉRCIO ELETRÔNICO CRESCE 10% EM 2023
Segundo uma pesquisa do IAB Brasil, em parceria com a Offerwise, 85% dos brasileiros com acesso à internet já fizeram compras online. No comércio eletrônico no Brasil, as vendas totais alcançaram a cifra de R$ 185,7 bilhões no ano de 2023, conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um aumento de mais de 10% em comparação com o ano anterior. Neste período, foram registrados aproximadamente 395,11 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 470,00 por cliente. Para Bruno Cunha, sócio-fundador e Head de Operações da Kipiai. “Esse crescimento em 2023 prova mais uma vez que o comércio eletrônico deixou de ser uma tendência e tornou-se uma realidade mais sólidas na vida das pessoas. Este resultado reflete o crescente hábito de compras online no Brasil. É essencial que as marcas invistam estrategicamente para atrair e fidelizar clientes, consolidando sua posição no mercado. Aqueles que buscam inovação e aprimoramento constante em suas estratégias digitais saem na frente nas vendas online, garantindo assim a consolidação de sua marca.”.
Add Comment