Aconteceu no último final de semana, em Brasília, o 2º encontro da etapa nacional da 5ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças CNA Jovem, que aconteceu em Brasília. O Senar Rondônia foi representado pelo jovem Shekinah Mendes Silva, que compartilhou novas experiências com a equipe onde esteve aprendendo, trocando experiências e se preparando para um futuro brilhante no agronegócio.
A programação teve início na sexta-feira, dia 27, com a chegada dos jovens ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento começou com um bate-papo com os egressos do programa e atuais presidentes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, representada por Stéphanie Ferreira, e dos novos líderes, com a participação de Paulo Rogério de Souza.
Durante três dias, os jovens selecionados tiveram a oportunidade de se integrar socialmente, desfrutando da degustação de produtos regionais de cada Estado representado pelos participantes. Nessa fase, os jovens também participaram de oficinas e workshops voltados para o debate de ações agrícolas.
O evento marcou o encerramento dos encontros e ofereceu uma variedade de atividades, incluindo uma palestra com especialistas em comunicação. Nesse momento, os jovens aprenderam a se comunicar de forma eficaz com os produtores rurais e, acima de tudo, a transmitir informações precisas sobre o setor. As oficinas tiveram como objetivo incentivar a participação em dinâmicas de grupo, além de discutir como lidar com as emoções no exercício da liderança.
O CNA Jovem é um programa desenvolvido para estimular novas lideranças no Sistema CNA/Senar a desenvolver habilidades empreendedoras e inovadoras. A quinta edição teve início em Rondônia no início de julho, com a participação de três jovens líderes do setor agropecuário de Rondônia, Samir Borges, Shekinah Mendes e Luan Burg, juntamente com uma jovem do Acre, Manoela Souza.
Neste cenário, a FAPERON E O SENAR enfatizam a importância e o comprometimento em ajudar a capacitar os novos líderes, que em breve irão atuar junto com as lideranças locais, agregando o conhecimento e a experiência. O Presidente do Sistema, Hélio Dias, enfatizou que este programa tem um impacto significativo no desempenho no mercado de trabalho e na visão de gestão e sucessão no campo.
Ele afirmou: “O programa ajuda esses jovens a entenderem como nosso setor do agro funciona e as melhores formas de conduzir os trabalhos no campo, resolvendo os problemas do setor, da melhor forma possível. É importante o apoio que o Senar dá para estes jovens, estamos empenhados em oferecer o melhor porque eles são o futuro do agro, do campo e da cidade”.
O próximo encontro está agendado para dezembro, e a etapa final está prevista para o início do próximo ano.
FONTE: ASSESSORIA FAPERON
Add Comment