A 2ª edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria, que aconteceu no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Ceefet-MG, em Belo Horizonte, contou com a participação de representantes da Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia, o ouvidor-geral do Estado, Erasmo Meireles e Sá, a ouvidora-geral adjunta Etelvina Rocha e a assessora Ana Claudia Guarim. Organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo CEFET-MG, o evento foi realizado na semana passada e teve como objetivo promover a troca de experiências e o debate sobre as melhores práticas relacionadas à ouvidoria, além de abordar temas atuais e relevantes no campo da participação cidadã.
Na oportunidade a Ouvidoria-Geral do Estado de Rondônia recebeu o prêmio de 3ª colocação nacional do Concurso de Boas Práticas, com o projeto Consulta Pública Digital.
Durante a programação, foram promovidos painéis que exploraram diferentes tópicos, como Ouvidoria Inteligente, Criativa e Participativa; o impacto das Ouvidorias na promoção da Integridade; o papel fundamental das Ouvidorias no sucesso da LAI; o Guia Lilás e sua importância nas Denúncias de Assédio Sexual.
Além disso, foram conduzidas oficinas simultâneas abordando temas como Comunicação Não Violenta; Denúncia de Assédio Sexual; Linguagem Simplificada; Elaboração de relatórios de Ouvidoria; Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos e a Jornada da Governança de Serviços.
O Ouvidor-Geral do Estado, Erasmo Meireles e Sá, contou sobre a experiência de representar Rondônia no evento. “Ao compartilharmos nossas experiências e conhecimentos, podemos fortalecer a ouvidoria, para que possamos trabalhar de forma inteligente, criativa e participativa, impulsionando assim a constante melhoria dos serviços públicos e a garantia dos direitos dos cidadãos”, concluiu.
COMO ENTRAR EM CONTATO COM AS OUVIDORIAS?
O contato com a Ouvidoria-Geral pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30, pelos números 0800-647-7071, (69) 3212-8050 e também WhatsApp (69) 3216-1015; e ainda pelos canais que funcionam 24 horas: o e-mail [email protected] e o portal Fala.BR.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment