Pequenos produtores de farinha do município estão entre os contemplados com o maquinário
Produtores do entorno de Porto Velho, do Baixo Madeira e dos distritos foram contemplados, através de associações rurais, com equipamentos para fortalecer a produção. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), comandada pelo prefeito Hildon Chaves, no pátio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric).
“O fomento à agricultura familiar é muito importante e temos a obrigação de buscar criar os meios que possibilitem o apoio ao homem do campo, seja com boas estradas, com o acesso ao crédito, com a regularização fundiária e com a entrega de equipamentos como estamos fazendo hoje aqui”, destacou o prefeito.
Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, que destinou a emenda para a aquisição dos implementos, os vereadores Márcio Pacele, Everaldo Fogaça, Paulo Tico e Isaque Machado; o secretário da Semagric, Carlos Magno, o adjunto, Evaldo de Lima, o presidente da Emater, Luciano Brandão, o secretário da Semusb, Cleberson Pacheco, entre outras autoridades.
Hildon Chaves agradeceu à parceria que permitiu a entrega desse benefício. “Obrigado Marcelo Cruz por encaminhar esta emenda, que está servindo e muito para fortalecer a nossa agricultura familiar. Precisamos, cada vez mais, facilitar a vida do nosso produtor rural. Essa ação é uma parceria com o deputado e com o Governo, através da Emater, e cumprindo a legislação federal que determina a realização de chamamento público, permitindo que as entidades aptas possam participar e serem contempladas”.
Associações
Foram entregues às associações rurais distribuidores de calcário, farinheiras, tanques de resfriamento de leite, micro tratores e carretinhas, despolpadeiras, plantadeiras, trator e grade aradora, carreta agrícola hidráulica e perfuradores de solo. A maior parte das famílias que serão contempladas, trabalham com o plantio de mandioca para a produção de farinha. “Com certeza, vai dar um salto na produção da farinha, trazendo mais renda aos produtores”, completou o secretário da Semagric, Carlos Magno.
A presidente da Associações de Moradores e Produtores da Comunidade Terra Santa (AMOPTS), Elianete Gomes Fernandes, falou em nome dos contemplados. “É um momento de agradecer e dizer para os companheiros de associações que mantenham as entidades regularizadas e aptas a participarem dos chamamentos públicos. Com certeza, vamos produzir mais e trazer mais lucro para as famílias”, relatou.
A associação presidida por Elianete foi contemplada com um distribuidor de calcário, um micro trator, uma carretinha, uma plantadeira de rama, trator agrícola, grade aradora, perfurador de solo e carreta hidráulica. A exemplo de outras entidades beneficiadas, a maioria das famílias trabalham com o cultivo de mandioca e produção de farinha.
Maurício Rui Barbosa, que preside a Associação dos Produtores Rurais e Moradores da Gleba Garça (ASPROMOGG), situada no KM 42 da BR-364, sentido Acre, informou que são cerca de 100 famílias atendidas, com destaque para a produção de mandioca e farinha. “Vamos ter um aumento da produtividade e dos lucros. Tudo era manual, agora teremos equipamentos para nos ajudar”. A entidade recebeu um distribuidor de calcário, um micro trator, carretinha e farinheira.
Outro que comemorou a chegada dos implementos foi Lincon Fernandes, presidente da Associação dos Seringueiros Agroextrativistas Moradores da Reserva do Rio Jaci-Paraná Bem-ti-vi. “Somos agroextrativistas e vamos triplicar a nossa capacidade de produção, nas 32 famílias que serão beneficiadas com o micro trator, a carretinha, a despolpadeira e a farinheira”.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment