Acolhimento muda a realidade de muitas crianças e adolescentes em Porto Velho
O Serviço Família Acolhedora, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) da Prefeitura de Porto Velho, realizou um café da manhã no Skate Parque, alusivo ao Dia Mundial do Acolhimento Familiar, momento onde foi divulgada e ressaltada a importância do Serviço Família Acolhedora em Porto Velho, que mudou e muda a realidade de diversas crianças e adolescentes.
O Serviço Família Acolhedora é realizado em Porto Velho desde dezembro de 2018, quando foi instituído por meio de lei como um serviço da Semasf, que acolhe temporariamente crianças e adolescentes afastados judicialmente de suas famílias por medidas de proteção, em residências de famílias cadastradas e habilitadas. O serviço é um marco na Assistência Social na gestão Hildon Chaves.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, e a gerente do Acolhimento Familiar, Magda de Sá, foram os anfitriões do café da manhã em praça pública para comemorar e divulgar esse serviço de relevância para a Assistência Social do município e contou com a presença do juiz da Vara de Proteção Infância e Juventude de Porto Velho, Flávio Henrique de Mello, e equipes técnicas.
“Nós somos parceiros do município nesse serviço que visa cuidar, tratar, acolher as crianças e adolescentes, pessoas que estão nessa condição de vulnerabilidade. E nós, enquanto Vara de Proteção, Poder Judiciário, temos o papel de, não só de incentivar, mas de legitimar o acolhimento e validar esse serviço, que é um serviço maravilhoso e que deve ser ampliado cada vez mais”, disse o juiz.
“Nós estamos aqui na praça comemorando o Dia Mundial do Acolhimento Familiar, que é uma nova modalidade de acolhimento para nossas crianças e adolescentes em vulnerabilidade. A Semasf está realizando esse café da manhã para a população, parabenizando as pessoas que estão no serviço, as famílias que estão acolhendo e lembrando que há crianças e adolescentes que estão à espera de uma família acolhedora”, declarou a gerente do Serviço Família Acolhedora, Magda de Sá.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, exaltou o bem que faz a convivência familiar e disse que “o Serviço Família Acolhedora busca seguir uma tendência nacional que é não deixar crianças e adolescentes por longos períodos em acolhimento institucional, mas sim proporcionar a elas um lar temporário com todo o afeto possível, até que a Justiça decida de fato seu destino. Como diz o slogan do serviço: Acolhimento é temporário, mas o amor é pra toda a vida”.
Para mais informações sobre o serviço, a Semasf disponibiliza o e-mail: [email protected] e o telefone (69) 98473-6021.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment