A ideia do governo é implantar próximo das escolas, para facilitar o contato com a Polícia Militar, em caso de necessidade.
Em mais uma medida para garantir a segurança nas escolas estaduais, o Governo de Rondônia, iniciou as tratativas para aquisição de novos totens de vigilância, para instalação nas proximidades de estabelecimentos de ensino.
O anúncio foi feito essa semana pelo secretário da Defesa, Felipe Vital, que informou em coletiva, no Comando Geral da Polícia Militar. Ele destacou que o estado já está realizando um levantamento para a aquisição de novos totens de segurança.
A ideia do governo é implantar próximo das escolas, para facilitar o contato com a Polícia Militar, em caso de necessidade.
O projeto ainda está em fase inicial, e não há previsão de quando será feita a implantação, mas será uma realidade no estado, segundo o secretário Felipe Vital.
No início deste mês, 82 totens foram implantados em diversos pontos do estado, onde existe maior fluxo de pessoas e índice de criminalidades.
Os totens possuem sistema de sirene, giroflex para alertas instantâneos, e câmeras com 360 graus.
MAS AFINAL, QUAL A FINALIDADE DESSES TOTENS?
SISTEMA INTERATIVO
O Sistema Interativo de Segurança, tem como finalidade, garantir o atendimento mais eficaz às ocorrências. Em Porto Velho, o sistema já está em funcionamento, e foi instalado em pontos estratégicos, de maior fluxo populacional e com índices criminais consideráveis, como por exemplo, praças públicas e centros comerciais.
Para acionar o serviço de urgência e emergência da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, basta aproximar-se do equipamento, apertar o botão, e um dos operadores do Centro Integrado de Operações, o CIOP, iniciará o atendimento criando a ocorrência e despachando para as viaturas de serviço.
No total, são 82 totens instalados em municípios do Estado de Rondônia, sendo 40 em Porto Velho; 10 em Ariquemes; 10 em Cacoal; 12 em Ji-Paraná e 10 totens em Vilhena.
PERÍMETRO TÁTICO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA
O Perímetro Tático de Segurança Eletrônica tem como objetivo, o combate aos crimes de roubos e furtos de veículos, através de um sistema de videomonitoramento com inteligência artificial que tem capacidade de capturar placas veiculares, realizar a transmissão e o processamento eletrônico das imagens e informações sobre o deslocamento dos veículos.
Foram instalados diversos pontos de coletas ao longo do perímetro urbano da cidade de Porto Velho, com pontos de extensão na cidade de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. O sistema permite a integração com o de outros estados e com a Polícia Rodoviária Federal – PRF.
DIGITALIZAÇÃO DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES – CIOP
O novo Sistema de Telefonia é uma solução que permite o acesso da população às centrais de atendimento através da internet, inovando o que anteriormente só acontecia por ligação telefônica. Além disso, proporciona uma melhor gestão de fila de espera, gravação, discador, e muitas outras ferramentas que irão facilitar o atendimento e a gestão do Centro Integrado de Operações Policiais.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment