Cidades

Vigilância Sanitária promove evento sobre a qualidade da água em Porto Velho

Objetivo da ação é ressaltar a importância do monitoramento e preservação da água

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, na manhã de terça-feira (28), um evento para ressaltar a importância das boas práticas de preservação e conscientizar sobre a qualidade da água consumida em Porto Velho.

A ação contou com a participação de servidores da Semusa e de parceiros, como o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen/RO), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Saúde e as empresas Time Water e Filtrolar, que realizam limpeza, tratamento, manutenção e consultoria do sistema de água.

O evento, organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) através da Divisão de Vigilância, Licenciamento e Risco Sanitário (DIVISA), aconteceu na sede da Semusa. Foram realizadas palestras educativas sobre a qualidade da água e apresentação dos programas desenvolvidos pelas autoridades de saúde pública.

MONITORAMENTO DA ÁGUA

Ações de monitoramento tem como foco levar água potável às comunidadesAções de monitoramento tem como foco levar água potável às comunidadesUma das ações desenvolvidas pela Semusa é o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), um conjunto de procedimentos que tem como objetivo reduzir os riscos de doenças transmitidas pela água contaminada e garantir à população o consumo de água de qualidade.

De acordo com o responsável pelo programa Vigiágua, Ismael Tenório, as ações de monitoramento tem como foco levar água potável para as comunidades evitando as doenças de veiculação hídrica.

“O principal objetivo do programa é proporcionar água de qualidade através dos procedimentos de monitoração, fiscalização e limpeza realizados pela equipe da Vigilância de Saúde. A fim de evitar uma população vulnerável a doenças e garantir água dentro dos padrões para consumo humano”, afirma.

Segundo Ailton Furtado, gerente da Divisão de Vigilância Sanitária (DVISA), o código municipal estabelece ainda que todas as estações de tratamento de água que atendem de modo coletivo devem ser monitoradas pela vigilância sanitária, como os condomínios residenciais, que precisam estar regularizados para a obtenção do alvará sanitário.

Toda ação desenvolvida pela DVISA conta com a parceria do Lacen, que analisa as amostras de água coletadas pelas equipes da Vigilância Sanitária. Camila Gomes, bióloga e responsável pelas análises direcionados ao Lacen, ressalta o importante papel da integração entre estado e município.

“É uma parceria de muitos anos, que trabalha a favor da população analisando a qualidade da água e garantindo se a mesma está de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, diz a bióloga.

FONTE: SECOM/RO

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com