Atividades como orientação sobre escovação e autocuidado com a saúde bucal foram realizadas
O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), possibilita serviços de saúde com alunos da rede municipal e estadual de educação. Ações como saúde bucal, alimentação saudável e atividade física são realizadas durante todo o ano letivo em mais de 120 escolas.
Os alunos da Escola Municipal Solar da Paz receberam a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Castanheira, para atividades como palestras educativas de higiene bucal e acompanhamento de peso e altura, que permite a comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal, para observar se existem irregularidades na saúde infantil, relacionadas à alimentação ou possíveis deficiências.
O trabalho foi feito com mais de 50 crianças, na faixa etária de 4 a 6 anos, e foi coordenado por uma equipe formada por odontólogas, enfermeiras, auxiliares de dentista e agentes comunitários de saúde. Durante as atividades, os profissionais estimulam sobre hábitos saudáveis e autocuidado com a higiene bucal, além de orientação sobre a escovação correta.
Viviane Gomes, gerente da USF Castanheira, ressalta a importância da ação. “A criança passa grande parte do tempo dentro da escola, o trabalho de conscientizar sobre o cuidado dos dentes pode e deve começar desde cedo. Isso é possível através de atividades integradas como essa, em que envolvemos estudantes, professores, e as equipes de saúde para alcançar promoção, prevenção e recuperação da saúde de nossas crianças”, afirma a gerente.
Trabalho é feito conforme a demanda observada em cada instituição de ensino
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
As ações do PSE são executadas para todos os públicos estudantis, desde os pequeninos, que estão nas creches, até aqueles da idade adulta, no ensino médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). O trabalho é feito conforme a demanda observada em cada instituição de ensino.
O programa incorpora na rotina de escolas da rede pública municipal e estadual as atividades que integram saúde e educação com foco no bem-estar dos estudantes. As ações são planejadas, discutidas e realizadas de forma estratégica entre as equipes de saúde e profissionais da educação.
Entre os temas trabalhados, estão ações de combate ao Aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool e drogas, cuidado com a saúde bucal, atualização do cartão de vacinas, além de educação sexual. O principal foco deste ano é o incentivo de uma alimentação saudável e atividades físicas com prevenção à obesidade infantil. Cerca de 60 mil alunos serão beneficiados nos anos de 2023 e 2024.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment