O Samu atendeu 125 chamados para socorro às vítimas de traumas
Para uma atuação efetiva durante os dias de carnaval, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), desenvolveu um Plano de Contingência para nortear as ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e acelerar os atendimentos médicos à população.
Durante os dias de folia, o Samu montou bases de atendimento em pontos estratégicos, sempre nas proximidades do circuito dos blocos carnavalescos, com ambulâncias nas três regiões da capital. Assim, foi possível atender aos chamados com maior eficácia e intervalo de tempo menor.
Segundo o diretor do Samu, Raimison Correia, o Plano de Contingência foi ideal para a organização do serviço e para atender o aumento da demanda da população.
Plano de Contingência foi importante para diminuir tempo resposta de atendimento“Foram dois anos sem carnaval e isso fez com que as pessoas participassem mais das atividades carnavalescas. O Plano de Contingência foi muito importante para diminuir o tempo resposta de atendimento e direcionar equipes para área de desfile”, afirma o diretor.
O Samu realizou 422 atendimentos entre os dias 16 a 26 de fevereiro, período de maior número de desfiles dos blocos carnavalescos. Desse total, 125 chamados foram para socorro às vítimas de traumas, sendo 31 acidentes entre carro e moto, nove acidentes entre carros, 11 atropelamentos, entre outros tipos de ocorrências.
A Semusa também reforçou as equipes de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) durante os dias de carnaval, com 7.646 pacientes atendidos em oito dias de bloco nas ruas. Desse total, 2.858 atendimentos foram casos de urgência e emergência e 4.770 pouco urgentes.
A UPA Leste foi responsável pelo suporte a 2.566 pessoas, a UPA Sul registrou 1.649 atendimentos, a Policlínica Ana Adelaide realizou 1.774 atendimentos e a Policlínica José Adelino atendeu 1.657 pacientes.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
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