Ações de fiscalização de trânsito serão intensificadas durante o período de carnaval
Estabelecido pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, comete infração gravíssima quem dirige sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa, que determine dependência. O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, orienta aos motoristas que prezem pela segurança e alegria neste Carnaval e não misturem álcool e direção.
EFEITOS
A neurologista que atua no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Marcia Polin, explica que, ao consumir bebida alcoólica, a pessoa sente uma euforia passageira, pois o álcool é um neurodepressor do sistema nervoso central, que age diminuindo a atividade dos neurônios. O organismo vai ficando mais lento, causando dificuldade para andar, a visão fica embaçada, voz arrastada, prejuízos à memória e diminuição do tempo de resposta aos estímulos, o que pode ocasionar sinistros de trânsito.
“Diariamente, e principalmente em festividades, atendemos muitos jovens vítimas de acidentes, relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas. Infelizmente, muitos ficam com sequelas irreversíveis. Portanto, é muito importante tomar a decisão de não dirigir sob efeito de álcool, antes de sair de casa”, pontuou.
AÇÕES
No período de Carnaval, o Detran intensifica as ações de fiscalização, através da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat. “Combatendo a distração ao volante e a mistura de álcool e direção, é importante que a população conheça e apoie nossas ações, não divulgando em grupos de WhatsApp onde está a blitz, pois o nosso objetivo é retirar do trânsito; condutores imprudentes, reduzindo assim, o número de sinistros. Ao divulgar o local onde ocorre a blitz, a população beneficia os infratores, e colabora para que os sinistros de trânsito ocorram”, disse o diretor da Dtfat, Welton Roney Nunes Ribeiro.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida informa que, para melhorar a segurança no trânsito rondoniense, a Dtfat vai intensificar suas ações, expandindo-as para mais localidades do interior do Estado. “Para autoridades de saúde pública, a fiscalização de trânsito é a ação mais eficiente na inibição de sinistros de trânsito. No trânsito, escolha a vida!”, pontuou.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment