Indicação tirou Manaus que sonhava pela vaga.
O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB) está animado com a indicação do seu estado para sediar a COP-30, em 2025, inclusive o pedido de formalização já foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
.jpg)
Na corrida que tinha Manaus, Belém levou vantagem, isso porque dos sete estados da Região Norte, o governador paraense, Helder Barbalho foi o principal cabo eleitoral do presidente Lula, nas eleições de 2022, quando a maioria dos governadores desta Região do país fizeram coro apoiando o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).
Assim que soube da indicação de Belém para ser sede da COP-30, o emedebista trouxe a informação explicando que o pedido já tinha sido feito através do Itamaraty.
“Quero agradecer presidente o gesto do governo federal, a importância da dimensão de que o Brasil deve trazer esse discursão, que é o maior evento climático do planeta, a COP-30. Belém, no estado do Pará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo e encontrar soluções”, afirmou Barbalho.
No ano passado, durante a COP-27, Lula colocou o Brasil a disposição, isso dado aos acontecimentos ocorridos nos últimos quatro anos, na gestão de Bolsonaro, onde o desmatamento e as queimadas cresceram, na Amazônia Legal. “Eu tinha assumido o compromisso no Egito na COP-27”, disse Lula.
.jpg)
Na sua rede social Twitter, @Lula destacou a indicação oficial de Belém com sede da COP-30. “Hoje conversei com o governador do Pará, Helder barbalho, sobre a formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30. Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira”, finalizou Lula.
FONTE: NEWS RONDÔNIA – AUTOR: EMERSON BARBOSA


























Add Comment