Cidades

Inflação oficial volta a ganhar força e fica em 0,61% em abril, diz IBGE

No ano, IPCA acumula avanço de 3,25% e, em 12 meses, de 9,28%.
Avanço de preços foi influenciados por alimentos e remédios mais caros.

O Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, voltou a acelerar e ficou em 0,61% abril, depois de subir 0,43% no mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, considerando apenas o mês de abril, esse índice é o menor desde 2013.

Farmacêuticos de Araraquara e São João receberão treinamento sobre doenças transmitidas pelo Aedes (Foto: Reprodução/EPTV)

No ano, de janeiro a abril, o IPCA acumula avanço de 3,25% e, em 12 meses, de 9,28%.

A previsão dos economistas do mercado financeiro é que o IPCA feche o ano de 2016 em 6,94%, segundo o boletim Focus. O Banco Central tem informado que buscará trazer a taxa para até 6,5%, que é o teto da meta do governo para a inflação.

O avanço da inflação neste mês foi influenciado, principalmente, pelo aumento dos preços relacionados à alimentação e à saúde e cuidados pessoais.

Mesmo tendo subido menos de um mês para o outro (de 1,24% para 1,09%), os alimentos exerceram uma das principais influências porque têm um peso muito grande no bolso do consumidor.

Também fez com que o IPCA acelerasse mais o reajuste de mais de 6% nos preços dos remédios, autorizado no final de março pelo governo. Esse aumento acabou pressionando os preços do grupo de gastos com saúde, que registrou uma forte alta de março para abril (de 0,78% para  2,33%.

Fonte: G1

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress