Glorioso volta a ter calendário internacional após quatro anos; Investimentos em CT devem ser prioridade no planejamento
Passados os primeiros meses como Sociedade Anônima do Futebol e uma campanha dentro do objetivo traçado no início, o Botafogo agora foca suas atenções no planejamento visando 2023, ano em que o clube volta a disputar uma competição internacional.
O 11º lugar no Brasileirão deu ao Botafogo a classificação para a Sul-Americana. O Glorioso disputou a competição em 2018 e foi sua última participações em torneios continentais. Com o palco da decisão ainda a ser definido, mas com previsão para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o caneco já é obsessão para o Alvinegro.
Com um elenco formado praticamente apenas no segundo turno, o Botafogo deixou pontos preciosos no meio do caminho e acabou ficando fora da Libertadores. O plantel ainda está longe do ideal pensado pelo técnico Luís Castro, que indicou, em entrevista coletiva, a necessidade de andar rápido no planejamento do time.
“Eu acho que nesse início nós temos que planejar bem, e como eu disse agora, os campeonatos ganham-se e não é durante o andamento deles, é a partir da montagem. Já está tudo montado das outras equipes, então nós precisamos montar também o planejamento”, destacou.
Um dos focos do empresário norte-americano John Textor também será o investimento em estrutura. Treinando no CT Lonier, que já foi um salto de qualidade em relação ao que eram os trabalhos no campo anexo do Estádio Nilton Santos, a comissão técnica pretende, em 2023, ajeitar mais passos para um centro de treinamento completo e ‘de ponta’.
Em um primeiro momento, relacionado à parte esportiva, o Campeonato Carioca deve servir como uma espécie de laboratório para atletas mais jovens. A expectativa é de que o time principal se prepare fora do Brasil, com amistosos e expansão da marca.
Internamente, a diretoria do Botafogo entende que há uma base montada já muito competitiva para todas as copetições de 2023 (Cariocão, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana), mas deve contratar reforços pontuais de olho em salto de nível técnico.
FONTE: LIVE FUTEBOL BR
Add Comment