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INSS reduz estoque de processos de benefício e aposentadoria para menos de 1 milhão

O Instituto Nacional do Seguro Social tem concluído, em media, 630 mil processos por mês (com ou sem concessão do benefício requerido), 70% a mais do que os 462 mil novos pedidos que chegam mensalmente à autarquia. Com isso, o INSS conseguiu neste mês de outubro reduzir o estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais a 976 mil requerimentos, a menor taxa desde o início dos processo digitais.

O estoque de processos de pedidos iniciais de Benefício por Incapacidade, que aguardam a análise pericial realizada pela Secretaria de Perícia Médica Federal, é de 560.342 atualmente. Ao todo, mais de 13 milhões de segurados já foram atendidos neste ano nas agências da Previdência Social e mais de três milhões de benefícios foram concedidos.

A diminuição da fila de espera também é fruto da inclusão de processos de requerimento inicial com prazo de análise já expirado no Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade. A medida medida prevê pagamento de bônus aos servidores e também da ampliação do número de servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefício, por meio de programas de gestão por teletrabalho. Os servidores trabalham com meta mensal maior do que os demais e, assim, entregam maior produtividade na análise de requerimentos. No mês de agosto, mais de 1,1 milhão de processos foram despachados, incluindo os benefícios por incapacidade, entre concessões e indeferimentos de benefícios.

Ainda, a transformação digital no INSS contribui para os dados. A primeira medida já permite a realização de 100 serviços pelo aplicativo para celulares Meu INSS. De forma automática, apenas no mês de setembro, mais de 159 mil decisões (cerca de 35% total dos pedidos) foram realizadas: 79 mil benefícios assistenciais e 80 mil benefícios previdenciários. Mas é ter atenção redobrada no preenchimento do requerimento pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Isso porque, com a robotização das análises, que está verificando os pedidos automaticamente, quanto mais corretos os dados no cadastro do segurado, menor é a possibilidade de indeferimento do pedido, inclusive de aposentadoria.

Como fazer o pedido pelo Meu INSS

  • ordem para anexar os documentos no Meu INSS pode interferir na análise automática do pedido de aposentadoria. Isso pode agilizar ou não a concessão, segundo o órgão.
  • É preciso digitalizar as cópias em formato PDF. O documento deve ser colorido, ter 24 bits e qualidade de 150 DPI, em um arquivo único. O tamanho de cada arquivo é de até 5 Megabytes, e a soma de todos os documentos não pode passar de 50 Megabytes.
  • A documentação entra no campo “Anexos” no app ou no site. Anexe cada documento no seu espaço correspondente. Para evitar erros, siga a ordem apresentada no site ou aplicativo Meu INSS.
  • Se faltar alguma informação, o sistema vai solicitar, automaticamente, os documentos que faltam e que são necessários para a conclusão da análise do requerimento. Neste caso, o segurado vai para a fila de cumprimento de exigências, e o pedido será direcionado para um servidor analisar.

Tempo de contribuição

  • O tempo de contribuição ao INSS é o que vai garantir se o trabalhador pode se aposentar e o valor correto do benefício, que atualmente não pode ser visualizado no app Meu INSS no “Simulador de aposentadoria”.
  • Na tela de vínculos e períodos trabalhados e contribuídos, é preciso conferir se todos os períodos trabalhados ou contribuídos estão informados, inclusive os de atividade rural ou de serviço público, e se os salários estão corretos.
  • O INSS também recomenda conferir se as datas de início e fim de cada vínculo estão corretas. Se for preciso, é possível editá-las, clicando no ícone de lápis. Esta tela tem ainda a função de um simulador.
  • O segurado pode ter que passar pela análise de um servidor, que solicitará a comprovação de algum tempo trabalhado. É possível entregar essa documentação pelo Meu INSS.

Acompanhe o pedido

Advogados recomendam verificar uma vez por semana o andamento do pedido. Isso é essencial para não ser pego de surpresa por uma carta de exigência, por exemplo.

A consulta pode ser feita por ligação no telefone 135. O serviço é gratuito e realizado de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h. É preciso informar o CPF e o número do protocolo.

Pela internet, o segurado pode acessar a opção “Consultar Pedidos” no site Meu INSS ou no aplicativo de celular Meu INSS.

FONTE: EXTRA

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