Acaricida da companhia de origem ítalo-japonesa registra índices de controle acima de 90%, principalmente nas fases jovens e adultas dos ácaros; EPA, a
agência ambiental americana, classifica ferramenta como de baixo impacto
O portfólio de soluções para citros da Sipcam Nichino tem sido objeto de estudos atrelados à ação dos chamados ácaros desfolhadores, sobretudo os ácaros mexicano (Tetranychus mexicanus) e purpúreo (Panonichus citri). Conforme a área técnica da empresa, o controle eficaz de ambas as pragas potencializa a rentabilidade do pomar, eleva ganhos do citricultor e, no processamento industrial dos frutos, permite a produção de suco de laranja de melhor qualidade.
De acordo com a empresa, uma das soluções de seu portfólio, o acaricida Fujimite® 50 SC, do grupo químico pirazol, registra índices de controle acima de 90% desses ácaros desfolhadores, principalmente nas fases jovens e adultas. A recomendação da companhia é iniciar aplicações do produto logo no início das infestações.
De acordo com a gerente de cultivos da Sipcam Nichino Brasil, Carulina Oliveira, o acaricida apresenta ação por contato e ingestão e é plenamente adequado ao manejo integrado de pragas (MIP), uma prática que também preserva os inimigos naturais dos ácaros desfolhadores e outros insetos benéficos ao pomar.
Conforme Carulina Oliveira, Fujimite® 50 SC é dotado ainda de elevada ação ovicida para controle do ácaro da leprose (Brevipalpus yothersi), característica que inibe o surgimento de novas populações de ácaros desfolhadores dos citros. “O acaricida age nas ‘formas móveis’ dos ácaros e entrega prolongados períodos de controle”, resume ela.
Segundo a Sipcam Nichino, o acaricida Fujimite® 50 SC foi classificado pela agência ambiental americana (EPA) como uma ferramenta de baixo impacto para insetos polinizadores. Conta, também, diz a empresa, com o certificado LMRP (Limite Máximo de Resíduo Permitido) nos países importadores do suco de laranja brasileiro e é indicado pelo Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura – na ‘ProteCitrus’ (lista de indicação positiva de defensivos agrícolas na citricultura).
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos. De acordo com a direção da companhia, mais de 20 produtos da marca serão introduzidos no mercado brasileiro até 2025.
FONTE: ASSESSORIA BUREAU DE IDEIAS / NET WORK FORCE
Add Comment