Sonhar é indispensável. “Ver um mundo em um grão de areia/ e um céu numa flor selvagem/ é ter o infinito na palma da mão/ e a eternidade em uma hora”
(William Blake).
CRIATIVIDADE
Faz algum tempo que a Pet House Pet, localizada ali na Calama,1263 esquina com Campos Sales, inovou ao renovar o seu visual e com uma pintura dos animais preferidos que cuida na parede. De fato, havia pensado em escrever a respeito antes e não fiz, mas, antes tarde do que nunca, reparo minha falta. Deve-se sempre prestigiar quem, cuidando de seu negócio, torna a cidade mais bonita. E, devo dizer também, pelo que sei, na medida em que não sou cliente de pets, o capricho do visual também se reflete nos produtos e no atendimento. Fica o registro e meus parabéns pela iniciativa. Muito sucesso.
PALESTRA COMÉRCIO EXTERIOR
Amanhã, quinta, 31 de março, numa promoção conjunta do SEBRAE-RO-Serviço de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários de Rondônia, SESCAP-Sindicato das Empresas de Serviços Contabéis e das Empresas de Serviços de Assessoramento, Informações e Pesquisas de Rondônia, CRC/RO-Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia e FECOMÉRCIO/RO-Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, FIERO-Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e a SUDER-Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia, no Auditório do SENAC Esplanada, a partir das 14:00 horas, acontecem duas palestras, direcionadas para empresários e profissionais de contabilidade. A primeira será proferida pelo especialista em comércio exterior do SEBRAE, Lucas Manoel Alves Santana, com o título de “Exportação e Legislação Aduaneira para Contadores” e a segunda pelo especialista em negócios e professor Adilson Neves, sob o título de “A Internacionalização de Negócios, com Plataforma de Resultados Empresariais”.
HIDRELÉTRICA DE TABAJARA
Acompanhado dos senadores Valdir Raupp e Edson Lobão (PMDB/MA), o governador de Rondônia, Confúcio Moura, teve uma audiência com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, para tentar acelerar a concessão da hidrelétrica de Tabajara projetada para funcionar no Rio Machado. É uma obra que deve gerar 2,8 mil empregos diretos no pico da construção e mais 2 mil indiretos. O projeto foi aprovado em 2007 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e prevê o fornecimento de energia para 700 mil residências em Rondônia, o que representa 40% da demanda do Estado. O excedente será destinado ao Sul do Brasil. O ministro explicou que há uma pendência do projeto sendo analisada na Funai e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os dois órgãos, segundo o governador, publicarão um termo de referência. A partir deste documento, o Ministério das Minas e Energia poderá arcar com os custos da obra. O governador destacou que será enviada comitiva para fazer levantamentos da região e segundo ele não há aldeias na área da hidrelétrica.
SHOW MUSICAL GAIA É SÁBADO
Será no próximo sábado (02/04), como parte do projeto cultural “SESC Apresenta”, o show “Gaia”, interpretado pela cantora Gioconda Trivério, uma das melhores cantoras de Porto Velho. O show será no Teatro I do SESC, com início previsto para as 20:00 horas e a entrada é gratuita.
NÃO É 1º DE ABRIL
Por falar em show musical é preciso dizer que, nesta sexta-feira (01), só para lembrar, no Mercado Cultural, a partir das 20:00 horas, volta a ter A Fina Flor do Samba com show de Ernesto Melo e seu grupo. Vamos lá!
VENDAS DE PÁSCOA TIVERAM O PIOR RESULTADO EM 10 ANOS
Constatado que, no final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), houve uma queda de 9,9% nas vendas do País na comparação com o final de semana equivalente de 2015 (03 a 05 de abril). Para os economistas da Serasa, o aprofundamento da recessão econômica, com aumento do desemprego e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o movimento varejista durante a data comemorativa da Páscoa deste ano. Com uma alta média de 13,6% nos preços dos produtos, a Páscoa de 2016 é a mais cara dos últimos 13 anos. Mais cara que a Páscoa de 2016, só em 2003, quando a alta dos preços foi de 26% em relação ao ano anterior.
Mas, apesar disto a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informa que a projeção de queda da CNC foi menor em relação ao ano passado: – 3,4%, com movimentação total de R$ 2,8 bilhões. Em 2015, o volume vendido na quinta data de maior movimentação do varejo já tinha recuado 1%.
PIORA A CONFIANÇA DO COMÉRCIO EM MARÇO
A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice de Confiança de Comércio (Icom) do Brasil voltou a piorar em março com a deterioração tanto da percepção sobre a situação atual quanto das expectativas. O Icom registrou um recuo de -1,7 ponto e foi a 67,1 pontos neste mês, com destaque para o Índice de Expectativas (IE), que foi a 73,3 pontos, com uma queda de 2 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA), segundo a FGV, caiu 1,2 ponto no período, a 62,3 pontos. O resultado foi atribuído ao ambiente econômico desfavorável e a incapacidade dos empresários de evitar a contínua queda das vendas e das margens de lucro.
A GRANDIOSIDADE CHINESA
A China, que é, praticamente, um quinto do mundo, não surpreende apenas pelo crescimento acima do normal. Agora mesmo se fala em queda da economia chinesa, o que chega a ser uma brincadeira quando, no ano passado cresceu 7%, enquanto o Brasil apresentou uma queda de -3,8%. Em todos os setores os chineses se destacam, inclusive, como não podia deixar de ser, como um dos países com a maior taxa de penetração da internet no mundo, com cerca de 45% da população utilizando as redes diariamente, o que significa, na média, 634 milhões de pessoas. Segundo o China Post, os internautas chineses gastam cerca de 40% das suas 25 horas/semana online em redes sociais. Com consumidores e empresários tão digitais, há uma utilização crescente de redes sociais entre as quais se destacam o Sina Weibo, a plataforma mais popular da China, o o YouKu, o Youtube chinês, a QZone, o primeiro e maior site de rede social no país com forte presença do público jovem, e a Kaixin001, uma plataforma para um público mais maduro de jovens profissionais, quase uma sociedade dominada por trabalhadores de colarinho branco de Pequim (Beijing), Cantão (Guangzhou) e Xangai (Shanghai).
Add Comment