Serviço é realizado na Maternidade Municipal e ofertado desde 2006
A vasectomia, considerada um dos métodos de planejamento familiar mais eficazes na prevenção da gravidez, é oferecida gratuitamente na rede municipal de Saúde de Porto Velho. O procedimento é realizado na Maternidade Municipal Mãe Esperança e é ofertado desde 2006.
“Houve um aumento muito grande de homens procurando a vasectomia, ou por opção própria ou porque a mulher não consegue tomar anticoncepcional. Para a realização do procedimento, é necessário que o homem tenha idade superior a 25 anos ou tenha pelo menos dois filhos, pois é um procedimento que não possui reversão”, explica a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), Alba Cristina Bezerra Hermando.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também disponibiliza outros métodos contraceptivos como implantação de DIU, camisinhas feminina e masculina, comprimido, injetável mensal e injetável trimestral. Informações e o agendamento podem ser feitos no CRSM, ao lado da Maternidade, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Procedimento é realizado na Maternidade Municipal desde 2006PLANEJAMENTO FAMILIAR
O processo de planejamento familiar inicia com o acolhimento e aconselhamento ao homem que optou pela esterilidade definitiva. Esse atendimento inicial ocorre nas UBS e no CRSM. Durante o acolhimento, o paciente tem a oportunidade de conhecer mais a respeito do procedimento, desmitificando alguns mitos sobre o assunto e ainda recebe orientações sobre outros meios de contracepção.
“Na orientação é enfatizado que existem outros métodos que podem ser usados para prevenir a gravidez e que esse método é definitivo, ou seja, o homem tem que ter certeza da decisão. No dia da consulta, o paciente leva um termo para casa e tem 60 dias para pensar se realmente vai optar pelo método definitivo”, explica a coordenadora do CRSM.
As orientações são importantes, pois esse é um método cirúrgico definitivo. Outro ponto ressaltado no acolhimento é que a vasectomia não protege contra infecções sexualmente transmissíveis e, por isso, o uso da camisinha segue recomendado mesmo após o procedimento.
Alba Cristina Bezerra Hermando, coordenadora do CRSMTodo o processo de aconselhamento é feito com o suporte de enfermeira e psicóloga. Além da conversa, também são solicitados exames e preparação de documentação para a realização do procedimento cirúrgico.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
Na prática, o procedimento consiste na retirada de um fragmento de cada um dos dois canais (ductos deferentes) que são responsáveis por levar os espermatozoides dos testículos ao pênis.
A cirurgia não requer preparo especial e é feita sob anestesia local, com duração de 10 a 15 minutos. Após o procedimento, o paciente vai para a casa, devendo ficar em repouso por pelo menos 48 horas. Geralmente, está apto a retornar ao trabalho entre cinco a sete dias, após o procedimento.
Depois de três meses, o paciente deve fazer o exame de espermograma, retornando ao médico, uma vez que o homem, nesse período, pode continuar fértil. Por essa razão, é crucial a realização do exame para verificar a eficácia 100% da cirurgia e manter o uso de métodos contraceptivos durante esse período.
AGENDAMENTO
Os interessados devem, primeiramente, procurar as unidades básicas de saúde de seu bairro para receberem as orientações e, posteriormente, serem encaminhados ao CRSM para finalização do processo. Após concluídas as etapas, será agendada a cirurgia.
O Centro de Referência em Saúde da Mulher fica ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança, à Rua Venezuela, nº 2356, bairro Embratel. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment