Teia Digital

Boa Noticia – Cresce a exportação de Carne in natura e processada – por Silvio Persivo

Ué! Estava pensando que isso fosse política! “Quando uma pessoa sofre um delírio, se chama loucura. Quando muitas pessoas sofrem um delírio, isso se chama religião” (Robert M. Pirsig).

 INVESTIMENTOS EM TURISMO

 LEGALNa terça-feira (8) foi feito o lançamento do Plano de Incentivo ao Turismo, do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), para os polos de Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim. Aconteceram no Mercado Cultural, três apresentações de boi-bumbá, quadrilha e samba que animaram o café da manhã com mesa farta de pupunha, tapioca, tucumã, geleia, bolos, pão de queijo, entre outros produtos. A Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae são parceiros no apoio às atividades do Conetur. O superintendente estadual de Turismo, Julio Olivar, disse que o ato foi o primeiro passo importante para tornar Porto Velho um ponto turístico no qual os atrativos recebam mais investimentos.

 PIRARUCU É DESTAQUE NO FESTIVAL CACOAL SABOR

pirarucuEm Cacoal continua a acontecer a 11ª edição do tradicional Festival Cacoal Sabor, iniciado no último dia 16 de fevereiro, que atrai para a cidade visitantes de outros municípios e até mesmo de outros estados. O festival tem duração de um mês e os pratos passaram a ser oferecidos nos estabelecimentos responsáveis por sua preparação. O evento faz parte do calendário de aniversário de Cacoal, que comemorou 38 anos de emancipação político-administrativa, no dia 26 de fevereiro. Muitos dos pratos fazem tanto sucesso que são integrados ao cardápio dos restaurantes pelos quais foram elaborados.

Nesta edição, participam do festival gastronômico 18 estabelecimentos produzem  pratos inéditos do festival com a supervisão e orientação de chefes de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao longo do período de criação dos pratos, os chefes do Senac visitaram os estabelecimentos, dando dicas de como incluir ingredientes típicos da região amazônica nos pratos, como açaí, castanha, cupuaçu, goiabada, ervas, temperos, peixes regionais, pimentas, tucupi. Entre os pratos criados para o Cacoal Sabor, um item se destacou. O pirarucu está presente como ingrediente principal em cinco, dos 18 pratos oferecidos. A opção por incluir no cardápio o pirarucu mostra a força deste peixe que vem ganhando cada vez mais espaço na culinária e na economia rondoniense. “Estamos usando o pirarucu para valorizar os produtos da nossa região. Por ser um produto que hoje conseguimos adquirir de vários fornecedores, queremos mostrar que podemos fazer vários pratos e incluí-lo na nossa alimentação. Hoje temos muitos produtores em nosso estado e o preço está bem mais acessível”, destacou o empresário Delmar Sepp. Os pratos apresentados pelos dois restaurantes do empresário no Festival Cacoal Sabor têm o pirarucu como ingrediente principal. “Através do Toldu’s apresentamos o pirarucu ao molho de castanha e com a Churrascaria Costelão levamos para o público o pirarucu assado ao molho escabeche”, complementou.

TROCA, TROCA

PMDBAnunciar os políticos não anunciam, mas, nos bastidores, se comenta que serão muitas as trocas de partido de parlamentares com olho na próxima eleição. O interessante é ver que, mesmo sendo uma legenda com evidentes dificuldades de se conseguir candidaturas, o PMDB, ao contrário do que seria de se esperar, deve se fortalecer com novas adesões, embora, se comente que pode ser surpreendido por um nome significativo aproveitar a janela para cair fora. Tudo, porém, somente será definido nos últimos dias, como é praxe entre os brasileiros.

 OBSERVATÓRIO DE GOVERNANÇA DAS ÁGUAS

UNIR_ROOntem (9), no Auditório da UNIR-Centro, o Núcleo Estadual do Observatório de Governança das Águas promoveu, com muito sucesso, a palestra sobre o Observatório de Governança das Águas proferida pela professora doutora Catia Eliza Zuffo, docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

.

CRESCE A EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA

Carne1O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com base em dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), divulgou que a exportação brasileira de carne bovina in natura e processada cresceu 25% em fevereiro ante o mesmo mês de 2015, alcançando o patamar de 123.129 toneladas. Em fevereiro de 2015 foram 98.149 toneladas. A receita cambial foi de US$ 477,2 milhões, um crescimento de 11% na mesma comparação. No acumulado do primeiro bimestre do ano, as exportações somam 220.472 toneladas e a receita US$ 844,4 milhões, com crescimento de 13% na quantidade e queda de 1% na obtenção de divisas. Entre os maiores destinos da exportação da carne bovina brasileira apresentaram um crescimento significativo no bimestre a Rússia (13,2% com 24 mil toneladas), Chile (56,1% com 11.753 toneladas), Irã (80,8% e 11.898 toneladas), Alemanha (42 9% e 1.663 toneladas), Reino Unido (17% e 4.807 toneladas) e Filipinas (14,4% e 2.717 toneladas).

UM ALIVIOZINHO NA INFLAÇÃO

piiiEmbora o brasileiro tome um susto quando faz compras no supermercado, segundo o pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou fevereiro com uma alta de apenas 0,9%, um resultado 0,37 ponto percentual abaixo da taxa de janeiro, que atingiu 1,27%. Com o resultado, o IPCA passou a acumular uma alta de 2,18% nos dois primeiros meses do ano, resultado que chega a ser 0,3 ponto percentual inferior aos 2,48% acumulados em igual período de 2015. E também na alta acumulada nos últimos 12 meses ficou em 10,36%, abaixo dos 10,71% dos 12 meses imediatamente anteriores: -0,35 ponto percentual. Em fevereiro de 2015, o IPCA foi de 1,22%.

silvio22

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com