A ética no tempo em que existia. “Nenhum cidadão deve julgar-se útil por si próprio, mas em função da cidade” (Aristóteles).
A BIBLIOTECA DR. JOSÉ PONTES PINTO FOI REABERTA E MODERNIZADA
Depois de reformada a Biblioteca Estadual Dr. José Pontes Pinto, em Porto Velho, voltou a funcionar, inclusive com uma Sala de Informática com 32 computadores instalados e com acesso à internet. Seis desses PCs estão disponíveis para pesquisa híbrida baseada em novas tecnologias de informação e comunicação para promover acessibilidade documentária em rede. Segundo a diretora, Júlia Cristina Meinhardt, “Com a reabertura e a chegada de modernos equipamentos, somadas à reorganização de todos os departamentos, estamos na expectativa de oferecer o melhor atendimento”. As novas melhorias, com certeza, permitem a busca de livros e informações facilitando as pesquisas para o público. É preciso destacar que o cadastro do usuário é feito on-line pelo Genuteca, um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. Com o cadastro a pessoa ganha o direito ao empréstimo domiciliar: três títulos são válidos por sete dias, e pelo sistema epode renová-los por mais sete, sem precisar ir à biblioteca. A Pontes Pinto possui um dos maiores acervos infanto-juvenis de Rondônia, com 2,1 mil exemplares.
REUNIÕES SOBRE O PRÊMIO SAMUEL BENCHIMOL EM PORTO VELHO
Visitando Porto Velho o curador do Prêmio Samuel Benchimol, José Rincón Ferreira, na última semana, realizou diversas reuniões para divulgar a importância da iniciativa, que tem como objetivo reconhecer e agraciar projetos que atuam no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Este ano, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediará a cerimônia de outorga, marcada para o dia 25 de novembro. As inscrições dos projetos podem ser efetuadas até o próximo dia 15. Até a última sexta-feira (8), já haviam 45 trabalhos com inscrição efetivada. O Prêmio Samuel Benchimol é realizado, em conjunto, com o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Entre os requisitos para inscrição dos projetos, está a necessidade de estar relacionado com o desenvolvimento e a sustentabilidade da Amazônia. Os interessados em inscrever suas propostas devem acessar o Portal do Prêmios da Amazônia (http://amazonia.ibict.br/75-2/inscricoes/).
AMAZONAS TEVE CRESCIMENTO FORTE DO PIB NO 1º TRIMESTRE
Segundo a Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas), a partir dos dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestral do IBGE,o Produto Interno Bruto-PIB do Amazonas, tudo que foi produzido no seu território, nos três primeiros meses do ano, avançou 8,55% em 2022, na comparação com ao mesmo período do ano passado, sem levar descontar a inflação. Em termos de valor foram R$ 32,64 bilhões, o que resultou num índice de crescimento bem superior ao da média nacional, de 1,7%. Mas, foi um recuo de -0,6 em relação ao trimestre anterior (R$ 32,86 bilhões), se bem que o quarto trimestre é sempre o de maior crescimento no ano. Porém, é uma trajetória inversa ao desempenho brasileiro, que foi 1% melhor, na mesma comparação.
INFLAÇÃO EM BAIXA
Com o IPCA de junho subindo 0,67%, abaixo do consenso de mercado de 0,72%, no ano, o IPCA acumulou 5,49%, e em 12 meses, 11,89%. O desvio do resultado em relação à projeção foi oriundo concentrado da gasolina e de higiene pessoal que tiveram queda. Com o resultado inflação do IPCA já se espera que, no próximo mês, haja um resultado negativo, graças ao projeto de lei aprovado no Congresso que reduz os impostos sobre energia elétrica, gás natural, combustíveis, telecomunicações e transporte público. Estima-se em torno de -0,76 a -0,81% em julho e o mercado financeiro, pela segunda semana seguida, reduziu a expectativa de inflação para 2022. No Boletim Focus, divulgado desta semana, divulgado pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano deverá ficar em 7,67%. Há uma semana, esse percentual estava em 7,96%; e há quatro semanas, em 8,5%. O Boletim Focus é a publicação semanal que reúne as projeções das instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para 2023, a expectativa de inflação subiu de 5,01% para 5,09%. É a 14ª alta seguida.
EM NOVEMRO POPULAÇÃO MUNDIAL ALCANÇA 8 BILHÕES
O relatório “World Population Prospects 2022”, divulgado nesta segunda-feira (11), no Dia Mundial da População, prevê que a população mundial deve atingir 8 bilhões em 15 de novembro de 2022, e a Índia deve superar a China como o país mais populoso do mundo em 2023. O Dia Mundial da População acontece num ano marcante, segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirmou “Quando esperamos o nascimento do oitavo bilionésimo habitante da Terra. Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade e admirar os avanços na saúde que aumentaram a longevidade e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materno-infantil” e completou “Ao mesmo tempo, é um lembrete sobre a nossa responsabilidade compartilhada de cuidar de nosso planeta. É também um momento para refletir que ainda estamos aquém dos nossos compromissos com o outro”. A população global cresce num ritmo mais lento desde 1950, apresentando uma queda de 1% em 2020. As últimas projeções das Nações Unidas indicam que a população mundial deve chegar a 8,5 bilhões em 2030 e 9,7 bilhões em 2050. A estimativa é de que a população atinja um pico de cerca de 10,4 bilhões de pessoas durante a década de 2080 e permaneça neste nível até 2100.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGIAL
Add Comment