Local oferece alimentação, higiene, garantia de direitos básicos e capacitação
O Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua – Centro Pop Dom Moacyr Grechi completa três meses de funcionamento em Porto Velho. O local foi montado para prestar assistência às pessoas que vivem em situação de rua e já atendeu 432 moradores com serviços de saúde, garantia de direitos, capacitação e alimentação.
Um dos moradores atendidos no local é o Gilmar, que vive nas ruas da capital desde jovem devido à dependência química. Gilmar conta que além de garantir os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), no Centro Pop, ele também recebe acolhimento.
“Aqui é um lugar que a gente se sente melhor. É um lugar que a gente vem todos os dias, não só por causa da comida e do atendimento. A gente conversa, é tratado com mais dignidade e cria até uma certa amizade”, falou.
O local, que recebe em média 180 pessoas por dia, oferece oficinas de capacitação, serviços básicos de saúde, distribuição de café da manhã e almoço, ajuda na emissão de documentos e atendimento psicossocial, além de disponibilizar espaço para higiene pessoal, lavanderia e guarda pertences. Nesses três meses de funcionamento, o Centro Pop realizou 16.380 destes serviços assistenciais à população.
Maria do Socorro Ferreira, coordenadora do Centro POPOPORTUNIDADES
O Centro Pop atende prioritariamente pessoas que estão em situação de rua ou que utilizam ela como estratégia de sobrevivência. A rotina do local começa às 8h com o café da manhã e atendimento socioassistencial e finaliza às 18 horas.
A coordenadora do Centro, Maria do Socorro Leite Ferreira, explicou que o objetivo do atendimento é garantir oportunidades de melhoria de vida às pessoas que vivem à margem da sociedade.
“Este espaço é pensado para construir junto com eles novos projetos de vida, com orientação, fortalecimento do vínculo familiar, encaminhamentos para redes de atendimento de garantia de direitos e tratamentos de saúde, buscando despertar neles a intenção e desejo de sair das ruas, através das oportunidades”, explicou.
Gilmar é um dos beneficiários atendidos pelo município no centroOportunidades estas que o morador em situação de rua Gilmar agarrou e hoje está com o objetivo de alugar uma residência. Ele faz tratamento contra um câncer que descobriu há alguns meses e garantiu atendimento médico e auxílio-doença através das ações de cidadania realizadas no Centro Pop.
“O centro é um lugar que tem me ajudado muito. Não ia conseguir fazer um tratamento de câncer na rua e ainda conseguir um benefício. Com essa ação eu já espero alugar um lugar para mim e abrir espaço aqui para outras pessoas que estão na rua”, contou.
DOAÇÕES
O Centro POP recebe doações para auxiliar nos serviços prestados de roupas (principalmente masculinas), sapatos ou chinelos e produtos de higiene pessoal, como sabonete, creme dental e escova de dentes. Além disso, o espaço é disponível para pessoas físicas ou instituições desenvolverem oficinas diversas.
A localização do Centro Pop fica na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment