Os casos foram detectados em Pimenta Bueno e Machadinho do Oeste.
A Agência de Defesa Sanitária Agro Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) detectaram novos casos de raiva animal no Estado de Rondônia. Os casos foram detectados em Pimenta Bueno e Machadinho do Oeste. A agência ratificou que só no primeiro semestre deste ano já foram registrados sete focos de raiva animal em herbívoros, cerca de um caso por mês.
CASOS
A primeira confirmação do foco da doença houve em março, em Jaru, logo após isso em maio, outros dois casos foram registrados em Alvorada do Oeste e em Ji-Paraná. Em seguida, no mês de junho, houve mais dois casos no município de Theobroma e no distrito de São Domingos do Guaporé, região de Costa Marques. O mais recente é no município de Pimenta Bueno e Machadinho do Oeste.
CASOS ATUAIS
Desta forma, o registro de Pimenta Bueno está sendo acompanhado desde do dia 7 de junho, quando um proprietário da região rural da Linha do Calcário, km 48, comunicou a Idaron sobre a morte de um bovino em Espigão do Oeste e informou os sintomas de raiva em outro bovino.
De imediato foram tomadas as devidas medidas sanitárias necessárias em todas as propriedades no raio de 12km do ponto focal, totalizando 136 propriedades rurais, tendo 23,800 mil bovinos e bubalinos.
Da mesma forma, em Machadinho do Oeste, iniciaram o foco de raiva animal no dia 23 de junho, logo depois que houve a suspeita da doença em uma propriedade na região rural, na Linha 13, km 60.
Após a confirmação do exame dá positivo, foram tomadas as devidas medidas sanitárias em todas as propriedades em um raio de 12 km do ponto focal, totalizando 389 propriedades rurais e 34,3 mil bovinos e bubalinos.
VACINAÇÃO
A Agência ressaltou que para prevenção da doença, proprietários devem vacinar todos os bovinos, búfalos, burros, jumentos, cavalos, ovelhas e cabras dentro da região habitada. Ademais, terá que realizar o reforço da vacina após 30 dias nos animais que foram vacinados pela primeira vez.
Caso de animais suspeitas da doença, como dificuldade para engolir, andar cambaleante, quedas frequentes, dificuldades para se levantar e animais que permanecem deitados, a Idaron deve ser informada.
Entre em contato através do site www.idaron.ro.gov.br ou ligue para o telefone 0800 643 4337.
FONTE: NEWS RONDÔNIA
Add Comment