Companhia de origem francesa inicia no Brasil atividades na área de pesquisa agronômica; Promip segue focada no mercado de produtos biológicos
Companhia global do segmento de pesquisa e registro de produtos agrícolas, a francesa Staphyt anunciou hoje a aquisição da divisão de serviços da brasileira Promip. Com o negócio, a Staphyt entra no mercado local de serviços agronômicos de pesquisa & desenvolvimento para terceiros. Já a Promip se concentrará na produção e distribuição de defensivos agrícolas biológicos, insumos demandados no chamado manejo integrado de pragas na agricultura (MIP). O valor da transação não foi divulgado.
De acordo com as empresas, a aquisição transfere à Staphyt o controle do Centro de Inovações, Pesquisa & Desenvolvimento da Promip Serviços, instalado na cidade paulista de Conchal. A área compreende 100 hectares ocupados por lavouras experimentais, diferentes cultivos agrícolas, estufas e laboratórios. Os cerca de 60 colaboradores da unidade – pesquisadores, agrônomos e técnicos – serão incorporados ao quadro profissional da Staphyt.
O diretor de negócios da Staphyt para o Brasil e a América Latina, Luiz Antonio José, ressalta que o mercado de pesquisa & desenvolvimento para terceiros está no DNA da companhia. “A Staphyt constitui a maior e mais bem-sucedida empresa de ensaios de campo e de laboratórios da Europa, com mais de sete mil estudos entregues anualmente nas áreas de proteção, nutrição e melhoramento de plantas”, revela ele. “A aquisição da Promip Serviços permitirá estender essa experiência aos principais estados agrícolas do Brasil.”
Fundador e CEO da Promip, o engenheiro agrônomo Marcelo Poletti assinala que a transação encerra o processo de spin-off da empresa, planejado há cerca de dois anos, visando a ampliar a participação da marca brasileira no mercado de defensivos agrícolas ativados por agentes microbiológicos (vírus, bactérias e fungos) e macrobiológicos (ácaros, insetos e nematoides). “A expectativa imediata é a de expandir a capacidade de biofabricação do portfólio da Promip, além de destinar investimentos à diversificação de tecnologias.”
Sobre a Staphyt
Fundada na França em 1989, a Staphyt é uma organização de consultoria em Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios. Presta serviços nos setores de agronegócios e insumos agrícolas, biocidas, produtos químicos e farmacêuticos. Opera em 18 países da Europa, América Latina, Ásia-Oceania, Norte da África e outras regiões. Conta com mais de 100 especialistas nas áreas científica e regulatória. Staphyt fornece suporte nas etapas de desenvolvimento, registro e comercialização de produtos e substâncias químicas e biológicas, além de testes em nível de campo, serviços em sementes, estudos físico-químicos e ecotoxicológicos e de degradação ambiental. A companhia opera ancorada em mais de 70 estações próprias para testes e 200 engenheiros agrônomos.
Sobre a Promip
A Promip começou a operar há 16 anos numa sala de 30 m² da incubadora de empresas Esalqtec, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), na paulista Piracicaba. Hoje emprega mais de 120 colaboradores. Possui uma das mais modernas biofábricas do Brasil, com quase 60 mil ², na cidade paulista de Engenheiro Coelho, onde produz uma ampla linha de defensivos agrícolas biológicos, ativados por agentes microbiológicos (vírus, bactérias e fungos) e macrobiológicos (ácaros, insetos e nematoides). Promip tornou-se a primeira empresa a receber investimento do Fundo de Inovação Paulista, cujos cotistas são o programa Desenvolve SP (Governo do Estado), a Fapesp, Finep e o Sebrae, além do Banco de Desenvolvimento da América Latina e o ‘Jive’.
FONTE: ASSESSORIA BUREAU DE IDEIAS
Add Comment