Agentes de Educação de Trânsito abordam pessoas que frequentam bares e conveniências para Ação “Motorista Camarada”
Com plano de abordagem em mãos, e orientados pelo diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira de Lima, agentes do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, realizaram a ação educativa “Motorista Camarada” referente ao Movimento Maio Amarelo, na sexta-feira (20) e sábado (21), na Capital.
O “Motorista Camarada” consiste na abordagem de pessoas, que frequentam bares e conveniências, sobre a condução segura, incentivando que entre os amigos escolham um, que não esteja ingerindo bebida alcoólica, para ser o condutor do veículo na volta para casa.
“Estamos no Maio Amarelo e buscamos chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes que ocasionam mortes e inúmeras lesões todos os dias, no trânsito. Isso precisa mudar! Juntos salvamos vidas”, enfatizou Ruymar Pereira de Lima.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida destaca a importância das ações contínuas da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet. “Muitas vidas seriam poupadas se o causador de um acidente tivesse colocado em prática o que todos sabem; que bebida e direção não combinam, e essa questão comportamental de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, é uma ação geradora de segurança e melhor qualidade de vida para todos, pois todos são participantes do trânsito.
Os agentes de Educação de Trânsito, orientaram a população sobre as normas de trânsito, utilizando a mensagem a seguir:
“Você sabia que dirigir embriagado pode ter vários prejuízos financeiros e sociais para uma pessoa? Pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos); suspensão do direito de dirigir por 12 meses; recolhimento do documento de habilitação e veículo, e pode configurar crime de trânsito. Porém o principal deles é a sua vida e a vida de seus pares. Álcool e direção não é acidente. É escolha!”
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida lembra que, em todos os levantamentos realizados sobre causas de acidentes de trânsito no Brasil, o fator humano, seja como condutor do veículo, ciclista ou pedestre, tem uma participação significativa como agente causador dos acidentes. “Infelizmente, são hábitos extremamente comuns e perigosos, falar ou digitar mensagens no celular, se maquiar ao volante e misturar álcool e direção. Nosso comportamento no trânsito tem que ser consciente e responsável. Juntos salvamos vidas”.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment