Eventos

Festival Águas que me Tocam exibe dois curta-metragens e debate sobre memórias do Rio Madeira

“O Rio e as Memórias” é tema do segundo episódio do Festival Águas que me Tocam, que vai ao ar nesta sexta-feira (20), com a exibição dos curta-metragens Quimera e Sinfonia para Teotônio, obras audiovisuais que revelam um rio de memórias, histórias e amores. Juraci Júnior ainda recebe o dramaturgo e diretor Tarcísio Lara Puiati e Joesér Alvarez, do Coletivo Madeirista, para um bate-papo sobre a vivência, experiência e visão de cada um sobre o Rio Madeira, que resultou nas duas obras audiovisuais exibidas no episódio. A transmissão acontece às 20h (horário de Rondônia) pelo YouTube https://www.youtube.com/juracijunior.

Quimera foi um filme gravado às margens do Rio Madeira, em Porto Velho, tendo como pano de fundo histórias de amor contadas ao pôr do sol na beira. O curta estreou em 2013 e ganhou o prêmio de Júri Popular no Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, em Porto Velho, no Amazonas Film Festival, em Manaus, e  no Festival de Cinema de Taguatinga, em Brasília.

Sinfonia do Teotônio traz um rico acervo audiovisual sobre a extinta Cachoeira do Teotônio e faz uma reflexão crítica sobre a relação com a cidade, com o rio e as memórias da cachoeira que não existe mais. Além das exibições no Brasil, o filme também rodou diversos países, como a Colômbia, Índia, Polônia, Inglaterra, Itália, Canadá e Turquia. Joesér assina a direção ao lado de Ariana Boaventura.

O festival “Águas que me Tocam” de artes integradas é mais um produto cultural regional da Casa do Rio Filmes, contemplado pelo Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio para Difusão de Festivais Mostras e Feiras Artísticos-Culturais. lei 14.017/2020 Lei Aldir Blanc. Contempla obras em diversas linguagens artísticas, utilizando como pano de fundo a relação das pessoas, das artes e da cidade com o rio. No total, serão cinco episódios, com exibição sempre às sextas-feiras. 

O primeiro episódio foi ao ar na última sexta-feira (13) e apresentou ao público um show musical do compositor e intérprete Bado, com um repertório emocionante, composto por músicas que têm as águas como inspiração. O episódio está disponível no canal de Juraci Júnior no YouTube, assista: https://youtu.be/ch1qr_z0mao 

Confira a programação dos próximos episódios:

20/05

“O Rio e as Memórias”: obras audiovisuais revelam um rio que transborda saudades, histórias e amores. Exibição do curta-metragem “Quimera” e “Sinfonia para Teotônio”.

27/05

“O Rio que se Move em Mim”: corpos dançantes se manifestam, mostrando como as águas atravessam a trajetória dos nossos artistas. Exibição de “O Rio que se Move em Mim”, de Edcleia Jucá, e do espetáculo de dança contemporânea “D´água e Lama”, dirigido por Fabiano Barros e coreografado por Gilca Lobo. 

03/06

“O Rio que me Sustenta”: lançamento do documentário “Águas que me Tocam”, (direção de Juraci Júnior), criado para o festival, e que traz vozes de homens e mulheres amazônidas, que mantém uma relação muito próxima com os rios, e bate-papo com Clarinda Ramos, indígena sataré-mawé mestra em Antropologia Social, e Gustavo Gurgel do Amaral, doutor em geografia dos Sabores.

10/06

“O Rio e a Palavra”: apresentação do espetáculo “Mormaço/Estiagem”, de Elizeu Braga (RO), poeta, que desponta como um dos principais nomes da literatura nacional

Contemporânea. 

Acompanhe a programação em: 

https://www.instagram.com/juracijunior/ 

https://facebook.com/juracijunior/   

FONTE: ASSESSORIA FOLKS COMUNICAÇÃO

FRNEWS TV: 43 anos da Faperon e 33 anos do Senar Rondônia solenidade celebra a força do agro rondoniense

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]