Lançamento do Selo Sesc, single do álbum “Língua Brasileira” chega às principais plataformas de streaming em 22 de abril, data que marca a chegada dos portugueses ao Brasil
Cinco anos após o lançamento de “Sem Você Não A”, Tom Zé apresenta o single “Os Clarins da Coragem”, uma amostra de seu novo álbum, “Língua Brasileira”, que será lançado pelo Selo Sesc. O disco recebe o mesmo nome do espetáculo teatral que estreou em janeiro de 2022 no Sesc Consolação, fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch, que também assina a direção artística do álbum, com produção musical de Daniel Ganjaman. Não por acaso, a faixa será lançada nas principais plataformas de streaming e também gratuitamente no Sesc Digital em 22 de abril, data em que é celebrado o “descobrimento” do Brasil.
“Os Clarins da Coragem” estava pronta há quase quatro anos e seria lançada em outro disco de Tom Zé. A letra, que mistura o português com expressões em tupi-guarani, faz o balanço de um país “que até hoje não há”, que tarda demais, “que elege carrascos, / letais”, mas para o qual Tom Zé ergue uma clarinada augural desejando “que uma geração com ternura / se eduque em firmeza e doçura” nos clarins da coragem. “É a música que do começo ao fim segura a peteca”, afirma o artista.
O disco “Língua Brasileira”, produzido pelo Selo Sesc, é uma obra de um artista consistentemente inquieto e inspirado, e será lançado, em versões física e digital, ainda durante o primeiro semestre deste ano. É também fruto de um trabalho coletivo de investigação artística que tem o apoio do Sesc SP, e contribui com as discussões acerca do conceito de brasilidade e formação das identidades nacionais.
• SOBRE TOM ZÉ
Baiano de Irará, aos 86 anos, Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, é um dos compositores e arranjadores mais originais e ativos da música popular brasileira. É parte da cena musical do país desde os anos 1960, quando integrou o movimento da Tropicália. Nas décadas seguintes, se entrega ao pop experimental ao lado de David Byrne, ex-Talking Heads, que leva sua obra para os Estados Unidos, tornando-se grande sucesso de crítica internacional. O músico possui mais de vinte álbuns de estúdio e sua mais recente obra, “Língua Brasileira”, estará materialmente disponível até o final do primeiro semestre de 2022.
• SOBRE O SELO SESC
Criado há 18 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar a amplitude da produção artística brasileira construindo um acervo pontuado por obras de variados estilos, épocas e linguagens. Em 2020, foram lançados no mercado digital os álbuns: Sessões Selo Sesc #6: Rakta + Deafkids, Sessões Selo Sesc #7: João Donato + Projeto Coisa Fina, Sessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada – Jackson do Pandeiro 100 anos e Sessões Selo Sesc #9: …And You Will Know Us By Trail Of. O CD-livro São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880) da pesquisadora e cantora Anna Maria Kieffer; o DVD Exército dos Metais, da série O Som da Orquestra, O Romantismo de Henrique Oswald (José Eduardo Martins e Paul Klinck); os CDs físico e digitais Dança do Tempo (Teco Cardoso, Swami Jr. e BB Kramer), Espelho (Cristovão Bastos e Maury Buchala), Eduardo Gudin e Léla Simões, Recuerdos (Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Ney Matogrosso), Música Para Cordas (André Mehmari), Estradar (Verlucia Nogueira e Tiago Fusco), Tia Amélia Para Sempre (Hercules Gomes), Gbó (Sapopemba), Acorda Amor (Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França), Copacabana – um mergulho nos amores fracassados (Zuza Homem de Mello), Tio Gê – O Samba Paulista de Geraldo Filme (vários artistas) e os álbuns digitais Mar Anterior (Grupo ANIMA), Olorum (Mateus Aleluia), Nana, Tom, Vinicius (Nana Caymmi), Jardim Noturno – Canções e Obras para Piano de Claudio Santoro (Paulo Szot & Nahim Marun), 7 Caminos (Emiliano Castro), São Paulo Futuro – A Música de Marcello Tupynambá (Vários Artistas), Cantos da Natureza (Pau Brasil), O Fim da Canção (Luiz Tatit, Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski), Sessões Selo Sesc #10: Carne Doce, Sessões Selo Sesc 11: Orquestra Sinfônica de Santo André + Hamilton de Holanda, Claudio Santoro – Obra completa para violino e piano (Alessandro Santoro e Emmanuelle Baldini) e O Anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik (Alaíde Costa). Já em 2021, a gravadora lançou exclusivamente no ambiente digital os discos Villa-Lobos Trios (Claudio Cruz, Ricardo Castro, Antonio Meneses e Gabriel Marin), Viola Paulista – Volume II (Vários Artistas), Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e Canções para Voz e Violão (Fernando Araújo, Celso Faria e Mônica Pedrosa), Akhenaten Bazucas (GOATFACE!), A Paisagem Zero (Helô Ribeiro), Tempo Tátil (Vladimir Safatle), Forró de Rabeca (Mestre Luiz Paixão); Outros Espaço (Rodrigo Brandão & Sun Ra Arkestra), De Sol a Sol (Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas), Poéticas (tributo ao poeta Jorge Salomão), Meneleu Campos (Quarteto Carlos Gomes) e Parabéns, Tânia! (Projeto Tânia Maria). Em 2022, a gravadora acaba de lançar o álbum Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna (Vários Artistas) com um apanhado da ambiência sonora, poética e musical da Semana de 22.
Serviço
Selo Sesc lança single “Os Clarins da Coragem”, do álbum “Língua Brasileira”, de Tom Zé.
A partir de 22 de abril de abril nas principais plataformas de streaming e no Sesc Digital.
• SELO SESC NAS REDES
• SOBRE O SESC SÃO PAULO
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.
Saiba+: www.sescsp.org.br/sobreosesc
FONTE: ASSESSORIA SESC
Add Comment