Em reunião realizada no dia 24/02/2022, contando com a presença da Presidente do SINPROF/RO Professora Elessandra Reis e o Secretário Geral Professor Joelson Chaves, com a equipe do governo, Secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves e o Secretário de Educação Professor Suamy Vivecananda, fora confirmado aos representantes dos Professores da rede estadual de ensino, que o governo do Estado de Rondônia, pagará o reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério com percentual de 33,24%, retroativo a janeiro/2022. A previsão é que os cálculos sejam concluídos em março, no entanto, como o reajuste é devido aos aposentados, o IPERON também precisa apresentar a planilha de cálculos. Por essa razão, o Secretário da Casa Civil informou que a previsão para a inclusão na folha de pagamento ocorra em abril.
Após a referida reunião, o SINPROF-RO, confirmou as informações prestadas pelos secretários, através, de trâmites e protocolos administrativos, necessários para a implantação do reajuste ao vencimento básico dos Professores e demais Profissionais do Magistério, pois, ocorrerá conforme a posição de cada um na referência da carreira, conforme Ofício e tabela anexos. Em reuniões posteriores o Secretário de Educação Professor Suamy Vivecananda, deixou bem claro, em sua fala aos diretores do SINPROF-RO, que: “vocês saíram da primeira reunião com a garantia de que o Estado pagaria o piso. Isso não se discute.”
O SINPROF/RO segue seu apoio a todos os professores municipais no Estado de Rondônia, que ainda não tiveram respostas dos prefeitos sobre o reajuste do piso, ressaltando, que além do governo do Estado, os Municípios de Jaru, Ouro Preto e Teixeirópolis, já estão com as tratativas sobre a implantação do reajuste do piso encaminhadas, garantindo assim a valorização dos Professores.
O SINPROF-RO parabeniza ao TCE/RO por reconhecer que: “o Brasil tem uma grande dívida com os profissionais da educação, particularmente no que se refere à sua valorização. Para tanto, faz-se necessário maior empenho dos governos, sistemas e gestores públicos no pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional”, e ante a isso acolher o questionamento da Associação dos Municípios para dar parecer sobre a análise do impacto do reajuste do piso nas contas dos Municípios.
#RESPEITOAOPROFESSOR
#VALORIZAÇÃODOPROFESSOR
Porto Velho, 11 de março de 2022.
DIREÇÃO DO SINPROF-RO.
FONTE: ASSESSORIA SINPROF/RO
Add Comment