O que não sei. “O velho não pode fazer o que um jovem faz, mas, faz melhor” (Nietzsche).
MAIS UM ANO SEM CARNAVAL
Com a divulgação de que os feriados estão descartados e mantido apenas ponto facultativo no dia primeiro de março, na prática, o carnaval de Porto Velho, que estava em estado terminal, acabou pelo segundo ano seguido. A prefeitura de Porto Velho decidiu não realizar o carnaval tanto de eventos públicos, como os blocos de ruas, alegando o aumento expressivo no número de novos casos de Covid-19 e o surto de influenza. De fato sem muitas surpresas tendo em vista que a Federação dos blocos já havia oficializado a posição de não sair.
MINISTRO DA SAÚDE VISITA O ACRE
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, começou nesta segunda-feira (31) uma agenda no Estado do Acre focada em especial na saúde indígena. Assim garantiu R$ 2 milhões para a reforma e ampliação da Casa de Saúde Indígena de Rio Branco (Casai) para atender melhor à população indígena. Também anunciou que estão chegando 60 mil testes de Covid-19 para o Acre para ser distribuído entre os 22 municípios e reafirmou a necessidade de aumentar a vacinação e conter a proliferação do vírus.
GRUPO GR OFERECE 50 VAGAS NO AMAZONAS
Grupo GR processo seletivo aberto para os cargos de vigilante, controlador de acesso, atendente e agente de portaria, em Manaus (AM). Os pré-requisitos estão listados no link https://grupogr.com.br/. A candidatura à vaga é pelo site, no campo Trabalhe Conosco. A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, no site relacionado acima. Ela é gratuita, sem custo para participação nos processos seletivos. O Grupo GR, uma grande empresa da área de segurança, oferece treinamentos contínuos e chances de crescimento profissional.
MELHORA DO NÍVEL DE EMPREGO AUMENTA A INTENÇÃO DE CONSUMO
Em janeiro de 2022, com uma alta de 1,1% em relação ao mês anterior e de 3,6% na comparação com janeiro de 2021, o indicador que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no país registrou sua melhor pontuação desde maio de 2020, com 76,2 pontos, divulgou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Melhora do desempeno se deve em grande parte ao componente emprego atual que subiu de 23,4% para 25,2% o percentual de entrevistados que se sentem mais seguros com seu emprego. O percentual, porém, ainda é menor do que os que sentem menos seguros (28,2%) e do que os que se sentem tão seguros quanto (35,6%). Outros 10,2% declararam estar desempregados. Também os que perceberam uma melhora em sua renda em relação ao ano passado subiu de 19,5% para 20,4%. Por outro lado, 37,7% declararam que tiveram uma piora na renda ao longo do ano, e 41,4% disseram que a renda permaneceu igual. Ao analisar esses resultados, a CNC afirmou que “eles representam a evolução do mercado de trabalho, com o maior percentual desde maio de 2020 de famílias que se sentem mais seguras com seu emprego”.
INCERTEZA DA ECONOMIA TENDE A SE ESTABILIZAR
Com um leva queda de -02, pontos percentuais, o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou estável em janeiro ao variar para 122,1 pontos. É o quarto mês seguido sem altas, o indicador, ao permanecer neste patamar, é muito positivo e indica um acomodação 7 pontos acima do nível de fevereiro de 2020 (115,1 pts), último mês antes da chegada da pandemia de Covid-19 ao país. Sem dúvida, com os bons resultados da economia, a bolsa e o emprego em alta, o controle das contas públicas, o índice deve se estabilizar, pois, são muito mais as previsões ruins de especialistas que alimentam a instabilidade. O aumento da inflação, um resultado esperado da pandemia, e os níveis de vendas ainda abaixo do esperado não justificam as expectativas pessimistas sobre o desempenho da economia brasileira mesmo com os juros mais altos.
AUMENTOU O CONSUMO DE PROTEÍNA VEGETAL EM 2021
A busca de bem-estar e a preocupação com o planeta contribuem para o desenvolvimento do mercado de proteínas vegetais no Brasil. Entre os meses de setembro de 2020 e de 2021, os itens que compõem a categoria foram consumidos por mais de 36 milhões de pessoas. No mesmo período, a carne bovina teve redução de quase 2% em número de compradores e de 10% em ocasiões de consumo. As informações são do painel Usage Foods & Beverages da Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Os maiores consumidores de proteínas vegetais, a exemplo de soja, lentilha e grão de bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35 anos (52%). Também vale ressaltar que, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os produtos vêm se desenvolvendo de forma muito expressiva nos estados do Nordeste. De forma geral, 55% das refeições feitas com proteína vegetal são compartilhadas entre quatro ou mais pessoas e ocorrem menos de duas vezes na semana. Apesar do hábito ser o maior motivo para o consumo (49%), a saúde (22%) e o prazer/desejo por algo diferente (27%) destacam-se como motivos para consumo dessa categoria. Os números dão perspectiva para que o mercado siga crescendo e atraindo mais consumidores em 2022. Hoje, 70% dos brasileiros dizem querer se alimentar de forma consciente, com benefícios para a saúde e para o planeta. E mais: 56,1% planejam comprar menos produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou à sociedade.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment