Ieda Chaves participou do lançamento da campanha que visa conscientizar a população sobre tratamento e cura da doença
A primeira – dama do Município, Ieda Chaves, participou segunda – feira, 4, da solenidade de lançamento da Campanha Não Esqueça da Hanseníase realizada no Teatro Estadual Palácio das Artes.
Na oportunidade, ela assinou um termo de cooperação que visa dar visibilidade a ações voltadas ao combate da doença, cujo quadro piorou no último ano devido à pandemia da Covid – 19. Muitos pacientes tiveram o diagnóstico tardiamente e já com graves seqüelas.
O documento foi assinado ainda pela secretária municipal de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini, pelo coordenador Nacional do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN – Artur Custódio e pela Miss Brasil Mundo 2021 Caroline Teixeira, embaixadora da causa no Brasil. O País é líder mundial em prevalência da Hanseníase, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Ieda Chaves foi convidada para aderir a campanha global Não Esqueça da Hanseníase, idealizada pelo Embaixador da Boa Vontade da OMS para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa devido ao seu engajamento em ações sociais e o trabalho voluntário que vem desenvolvendo em Porto Velho.
Diante da nova missão, a primeira – dama justificou a importância da união de todos para orientar a população. “A informação é fundamental para o tratamento, cura e o fim do preconceito diante de quem foi atingido pela Hanseníase”, observou ela. “Esse é o momento de não esquecermos a Hanseníase para que um dia possamos esquecer”, completou.
De acordo com Artur Custódio, o principal objetivo do protocolo de intenções é colocar na pauta diária de autoridades, bem como da sociedade em geral, a Hanseníase para que a mesma não seja esquecida como prega a própria campanha. “Queremos utilizar todos os instrumentos de comunicação”.
FONTE: ASSESSORIA – AUTOR : JOÃO ALBURQUERQUE
Add Comment