Treinamento faz parte da formação dos profissionais da saúde
Profissionais da saúde receberam, nesta semana, o treinamento de Ação Conjunta da Atenção Básica de Saúde com Média e Alta complexidade, promovido pela Prefeitura de Porto Velho.
O treinamento, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi direcionado aos médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde do município que cuidam da atenção primária da saúde da criança.
“O objetivo é que as crianças do município de Porto Velho sejam classificadas e encaminhadas para outros níveis de atenção à saúde, com mais segurança e qualidade”, disse Rosimari Garcia Carvalho, nutricionista e coordenadora de Saúde da criança.
Segundo a coordenadora, os profissionais atendem o público infantil e os classificam em níveis de alta e média complexidade, entre eles, o Centro Integrado Materno Infantil (CIMI), a Policlínica Rafael Vaz e Silva e o Hospital Infantil Cosme e Damião.
“Nesta ficha de estratificação, a criança vai ser encaminhada ao médico de média e alta complexidade. Chegando lá, esta ficha será analisada para definir uma pontuação de risco e identificar qual conduta a tomar para o tratamento”, menciona a enfermeira e gerente do apoio à assistência hospitalar, Aline Silva.
A médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Floresta, Keila Nóbrega, revela que o treinamento faz parte da formação dos profissionais da saúde e é relevante para garantir um bom atendimento ao público infantil.
“É gratificante participar deste treinamento. O que fazemos é levar este conhecimento para dentro das unidades básicas e colocar em prática, acompanhando estas crianças e fazendo a devida estratificação de risco”, afirma.
As turmas são divididas entre primeira e segunda, com cerca de 40 profissionais em cada, contendo dois médicos e dois enfermeiros por unidade de saúde, totalizando 80 no treinamento.
A programação ocorreu entre os dias 21 e 24 de setembro, durante o período da manhã, das 7h30 às13h, e no período da tarde, das 13h30 às 18h30, na Faculdade São Lucas Campus II.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment