Diário Oficial da última segunda-feira já trás demissões e remanejamentos orçamentários de vários órgãos; mudanças devem afetar até as emendas parlamentares; entenda
Para boi dormir
O DER pautou o G1 para fazer sua defesa sobre as péssimas condições da RO 473, que liga Alvorada, Teixeirópolis e Urupá à BR 364. Segundo a reportagem, a rodovia está passando por um tapa-buracos que deve ser encerrado em novembro. Mas vou dizer, só se esse tapa-buracos começou essa semana, porque na semana passada eu mesmo percorri a RO 473 e não tinha nem sinal de obra do DER por lá. E duvido que termine no próximo mês.
E isso
Tem um motivo. O Estado não tem dinheiro para fazer essas obras. O DER resolveu assumir algumas operações porque as empresas de construção civil estão quebradas ou simplesmente não tem interesse em trabalhar e ficar sem receber. O maquinário do DER, novo, está sucateado porque o “gestor” Lúcio Mosquini decidiu que comprar máquinas era mais vantajoso que alugar. Resultado, os equipamentos estão sem manutenção e o coronel bombeiro, para não assumir os problemas deixados por seu antecessor, decidiu que vai cuidar dos céus de Rondônia. Tratou de criar a tal coordenadoria de operações aéreas, acomodou os amigos e as estradas estão à própria sorte. E a população também.
Em novembro
O governo do Estado deve dar início aos cortes nos comissionados. As previsões para 2016 são as piores possíveis em termos de arrecadação e crescimento. As estimativas mais otimistas apontam que o cenário deve começar a mudar em 2017. De qualquer forma, são necessários cortes urgentes. Ainda falta o governo pagar a segunda parcela do 13º e em dezembro, janeiro e fevereiro a arrecadação despenca. O Diário Oficial já começou a trazer exonerações de diversas secretarias, conforme antecipamos na última coluna, as demissões serão feitas em doses homeopáticas.
Manobras
E o Diário Oficial de segunda-feira, 26, também trás diversas manobras fiscais, suplementações e remanejamentos e algumas mudanças nos valores disponibilizados para pagamentos de emendas parlamentares.
Falando em contas
Pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) aponta que o pagamento de dívidas será a principal destinação do décimo terceiro salário neste ano. Esta foi a resposta de 74% dos 1.037 brasileiros entrevistados. A maior parte dessas dívidas (83%) está relacionada a cartões de crédito (44%) e cheque especial (39%). Em seguida, aparecem os débitos com financiamento bancário (7%), regularização do nome (4%), prestações do comércio (4%) e dívidas diversas, como tarifas de serviços públicos (2%). Empatadas em segundo lugar na lista de destinação do décimo terceiro, com 8% das respostas, estão os que pretendem utilizar parte para compra de presentes e os que preferem poupar e aplicar parte do dinheiro para pagamento de despesas comuns no começo do ano, como material e matrícula escolares, IPTU e IPVA.
Pois é
E os juros do cheque especial e cartão de crédito bateram todos os recordes em setembro. O primeiro chegou a 263,7% e o segundo a incríveis 414%. Um conselho de graça? Pegue uma tesoura e faça picadinho de seu cartão de crédito. Cheque especial? Cancela.
Nem vou comentar
Uma pesquisa eleitoral em que Emerson Castro aparece em segundo lugar para disputar a prefeitura de Porto Velho.
Falando em Emerson
Ele encaminhou na noite de segunda-feira um ofício assinado por um gerente do Banco do Brasil dizendo assim, “considerando que os canais de atendimento do Banco do Brasil encontram-se em período de contingência, visando oferecer maior segurança aos clientes na utilização nas salas de autoatendimento, pedimos que a disponibilização do pagamento de salário dos servidores seja programada para o dia 27/10”. Esse foi o argumento usado para o secretário para justificar o atraso (sim, atrasou) do pagamento. Porém, na semana passada já haviam recebido união, municípios, assembleia, defensoria, enfim, só faltava o governo, que sempre pagou na última sexta-feira antes do dia 25. Ou seja, se dia 25 fosse uma segunda, pagava na sexta, 22.
Funciona assim
O governo encaminha a listagem de servidores com seus respectivos créditos. O banco então deposita o dinheiro. O processo é on-line. Não passa nas mãos de ninguém, só que tem um porém. A diretoria do Banco do Brasil determinou que só pode liberar o crédito se houver no mínimo 80% do recurso em contas do governo. Se não tiver, babau, nada de liberar. E ofício de gerente não vale. Tem que ser da diretoria.
Ou seja
PAINEL POLÍTICO acha que estão “pedalando” com as contas governistas. Confúcio reuniu-se com Gilvan Ramos exatamente para tentar entender as contas e buscar uma alternativa às demissões. Não acharam. Vão ter que cortar cargos. Portanto, você que é comissionado sem vínculo, não faça contas para 2016. Você provavelmente não poderá paga-las. E na assembleia a situação não é diferente. Maurão de Carvalho foi informado pelo Tribunal de Contas que está no limite dos gastos com folha, e olha que a Casa já cortou, e muito nos últimos meses. Vai ter que reduzir ainda mais.
Biometria
E a forma mais suave que Maurão encontrou de fazer isso, sem arrumar inimizades, foi empurrar para Lebrão a responsabilidade de implantar o ponto eletrônico com identificação biométrica para os assessores, o que deve vigorar a partir de 2016. Aqueles comissionados que ficam espalhados pelo interior terão problemas…
Não esconde
O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires anda desmotivado com a vida pública e não esconde de ninguém isso. Ele tem conversado com amigos e aliados e está bem propenso a não ser candidato à reeleição em 2016. Jesualdo tem sentido o desgaste e a dificuldade em gerenciar a segunda maior cidade de Rondônia, que tem problemas crônicos. Pelo andar da carruagem, é bem provável que ele fique fora do pleito.
Parabéns pra voce…#sqn
O Antagonista informa que o único presente de aniversário que Lula quer ganhar de Dilma Rousseff é a cabeça de José Eduardo Cardozo. Ele acredita, de fato, que o Ministério da Justiça deve funcionar como um grande escritório de advogados criminalistas em defesa dele próprio e dos seus cúmplices, como na época de Márcio Thomaz Bastos. Não se pode dizer que José Eduardo Cardozo não se esforçou.
Clínica Mais Saúde informa – Britânicos começam maior estudo da história sobre efeitos da aspirina no câncer
O serviço público de saúde da Grã-Bretanha vai iniciar o maior estudo já feito para analisar se a aspirina pode prevenir o retorno do câncer em pacientes que já tiveram a doença. Cerca de 11 mil pessoas que tiveram câncer de intestino, mama, próstata, estômago e esôfago participarão do estudo. O estudo é financiado pelo NIHR, o setor de pesquisas do serviço público de saúde britânico, e a instituição de caridade Cancer Research UK, voltada para apoio a pacientes e pesquisas sobre o câncer. Na pesquisa, os participantes deverão tomar um comprimido por dia durante cinco anos. Depois, os pesquisadores vão comparar grupos de pacientes tomando doses diferentes de aspirina com as pessoas que consumirão apenas um placebo, e checar se ocorre reincidência da doença. Ao longo de 12 anos, o estudo será realizado em cem centros de saúde espalhados pela Grã-Bretanha e deve envolver pacientes que estão ou estiveram em tratamento para câncer em estágio inicial
Add Comment