Sete pessoas foram retiradas dos escombros em São Cristóvão, entre elas uma criança
RIO – O subsecretário de Defesa Civil, Marcio Motta, informou que 40 imóveis foram atingidos pela explosão ocorrida na madrugada desta segunda-feira, em São Cristóvão, na Zona Norte. Deste total, cerca de 20 foram totalmente destruídos. Sete pessoas foram retiradas dos escombros, entre elas uma criança. Seis vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Bombeiros trabalham com cães farejadores, que tentam encontrar mais vítimas no local. Segundo as primeiras informações, a explosão teria sido causada por um botijão de gás. De acordo com um policial militar, há uma denúncia de que nos fundos dos imóveis que desabaram haveria um depósito clandestino de botijões de gás. A polícia vai investigar essa informação.
Foram levados para o hospital Ana Q. Araújo, de 38 anos; Manoel L. Araújo, de 84 anos; Mauro L. Araújo, de 44 anos; Jair C. Silva, de 27 anos; Maria Márcia, de 28 anos; e uma menina de 9 anos. Já Carlos R. Tomás, de 22 anos, foi atendido no local e liberado.
De acordo com moradores e testemunhas da explosão, o estrondo foi na pizzaria Dell’Arco, na Rua Luiz Gonzaga. O restaurante Estrela de Lisboa, no Campo de São Cristóvão, 406, que fica próximo ao local da explosão, foi interditado pela Defesa Civil. Ele foi totalmente destruído. A agência do Banco Bradesco, que fica a cerca de 100 metros e do outro lado da rua, teve todos os vidros da fachada quebrados.
A dona do restaurante, Maria Fernanda Lopes Marques, 63 anos, lamentou a interdição e disse que teve sorte de ficar viva. Ela mora em um imóvel nos fundos do Estrela de Lisboa com o marido e pensou tratar-se de uma ação de bandidos quando houve a explosão.
— Trabalho há 20 anos nesse lugar. É a primeira vez que vamos fechar as portas, mas é por uma questão de segurança. E é melhor que seja assim — disse a mulher, ao lado de aproximadamente 10 funcionários, que aguardavam para começar a trabalhar.
Bombeiros combatem focos de incêndio na explosão que destruiu estabelecimentos comerciais – Thiago Lontra / Agência O Globo
Bombeiros combatem focos de incêndio na explosão que destruiu estabelecimentos comerciais – Thiago Lontra / Agência O Globo
Uma das moradoras da vila que ficou destruída é Marlene Sangy Aires. A casa dela ficou destruída e ela relatou os momentos de desespero quando parte do teto caiu sobre a cama dos seus dois filhos.
— Foi desesperador! O teto caiu e meu filho de 21 anos conseguiu abraçar e proteger minha outra filha, de 17. Ficamos presos nos escombros e começamos a fazer sinais com a luz do celular e o resgate conseguiu nos achar e nos tirar lá de dentro. Meus filhos estão bem e minha família nasceu de novo — revelou.
Um outro morador da vila, que ficou completamente destruída, é o encarregado de solda Eronildo Soares, de 47 anos. A casa dele desabou completamente, mas ele conseguiu sair com vida e ainda ajudou a salvar uma mulher com a filha.
— A minha casa começou a tremer, escutamos um barulho e um clarão em seguida. Quando o teto começou a desabar. Eu corri e, ao sair, vi uma casa já com a parede caída. Quando passei, uma parede da casa do vizinho caiu em cima da cama da esposa dele com a filha. Começamos a remover a parede, não sei como tiramos força para conseguir. Retiramos as duas dos escombros e o Corpo de Bombeiros chegou em seguida. Não sei se estão vivas, estou desesperado.
Todo o entorno do imóvel localizado ao lado do prédio administrativo do banco Itaú foi destruído assim como fachadas de lojas, prédios e agências bancárias e fachadas de alguns prédios. Quase todas as janelas dos imóveis vizinhos vieram abaixo com a explosão e cerca de 300 pessoas moradores das proximidades desceram de suas casas com medo de desabamentos.
Os bombeiros trabalham com máquinas pesadas, retroescavadeiras e serras elétricas em busca de sobreviventes. O Corpo de Bombeiros trabalha com bastante dificuldade no local. Um dos socorristas passou mal em razão da forte fumaça e por isso os bombeiros trabalham no resgate utilizando cilindros de oxigênio.
De acordo com vizinhos dos imóveis desabados, a construção que explodiu seria de um restaurante de apenas um pavimento. Com a explosão um restaurante vizinho desabou também junto a outra farmácia. Mas a vila destruída nos fundos do restaurante possuía imóveis com dois andares. Um dos restaurantes teria passado por uma obra recente , mas que teria sido uma intervenção pequena.
Bombeiro retira homem dos escombros – Thiago Lontra / Agência O Globo
Bombeiro retira homem dos escombros – Thiago Lontra / Agência O Globo
Um sobrevivente conta que acordou embaixo dos escombros e ficou quieto até escutar os bombeiros chegando para prestar socorro.
Fonte: oglobo
Add Comment