Amar é superar os obstáculos. “Por enquanto estou inventando a tua presença” (Clarice Lispector).
MANAUS TERÁ PRIMEIRO BAIRRO INTELIGENTE
A promessa do primeiro bairro inteligente da cidade de Manaus, o Parque Mosaico, que teve seu dimensionamento dos produtos sob o conceito de uso misto e bairro planejado, contemplando um planejamento de longo prazo, pela Urban Systems é de promover a integração da cidade com a floresta, e interligar espaços de moradia, comércio, serviços e lazer. A criação do Parque Mosaico partiu da premissa de que todo agrupamento urbano deve ser encarado como um organismo vivo, plural, pulsante, dinâmico, envolvente e vibrante. O empreendimento é desenvolvido pela Mixcon Incorporadora. Sua área de construção é de 2,5 milhões de m², e foi projetado para ter 100 mil moradores quando todas as etapas forem concluídas e localizando-se próximo do aeroporto servirá como um vetor de desenvolvimento da região.
PLANTIO DE MUDAS NO SKATE PARK MARCA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Sem dúvida uma iniciativa muito boa a de usar as crianças para o plantio de mudas nativas. no Skate Park, na manhã do último sábado (5), em Porto Velho. Aliás, o Skate Park está recebendo melhoramentos para uso coletivo e prática de esporte e lazer, o que junto com a nova arborização melhora o espaço. A ação foi realizada como parte da abertura da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), juntamente com a prefeitura e parceiros. O que falta ainda no Skate Park é melhorar o seu paisagismo e uma limpeza no igarápé, que é muito sujo. A Prefeitura, com a morte de peixes, até andou escavando o leito do igarapé, mas, ainda é uma inciativa tímida em relação às necessidades do local.
EMPRESÁRIOS ESPERAM VENDAS MELHORES NO DIA DOS NAMORADOS
Com amplos sinais de recuperação dos impactos advindos da pandemia do coronavírus, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO estima que as vendas de varejo no período do Dia dos Namorados será apenas -3,7% menor que as de 2019, de vez que, em 2020, com uma queda muito forte não é possível se ter uma comparação razoável. O presidente da Fecomércio/RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, destaca 12 de junho é muito importante para o varejo e que, este ano, deve ter uma importância maior porque a flexibilização das medidas restritivas deve impulsionar também o setor de serviços. Para Raniery, “Há indicadores de que, logo, voltaremos a aquecer o mercado e o otimismo de muitos empresários nos leva a crer que o Dia dos Namorados irá ajudar a superar este desafio da retomada do crescimento”.
BANCO CENTRAL PROJETA AUMENTO DE IED NO 2º SEMESTRE
O Banco Central do Brasil divulgando que espera um superávit de US$ 3,6 bilhões em conta-corrente e a entrada de US$ 2,3 bilhões de Investimento Estrangeiro Direto (IED), o denominado investimento produtivo, ou seja, dinheiro internalizado para aumentar a capacidade de produção do país. Também informou que em relação ao IED, mantém a expectativa de manutenção de bom volume de ingressos líquidos mensais à frente, pressupondo uma maior confiança dos investidores na recuperação da atividade econômica a partir do segundo semestre. Quanto aos investimentos em carteira, a combinação do ciclo de alta da política monetária (com a previsão de que a Selic encerre 2021 em 5,75%) junto com a visão do real mais valorizado ao longo do segundo semestre (fechando este ano em R$ 5,10), contribui para tornar o real uma moeda mais atrativa para as operações de carry trade.
BRASIL SE DESTACA NO CONSUMO DE CERVEJA
No Brasil, o gasto per capita médio com cerveja por semana ficou, em 2020, em torno de R$ 46,00. Num mês, portanto, uma despesa de R$ 184,00, ou cerca de 16% de um salário mínimo. Com este nível de dispêndio é terceiro país que mais consome cerveja no mundo. Só os Estados Unidos e a China, o que é surpreendente, de vez que pouca se fala em cerveja chinesa, gastam mais. No Brasil as marcas preferidas são Brahma, Skol, Antártica, porém, o gosto do consumidor tem variado bastante e marcas Heineken e Budweiser também passaram a ser muitos apreciadas, sem falar nos chopes, que mais do que dobraram sua participação no mercado.
PEIXE BR E CEPEA/ESALQ CRIAM INDICADOR DE PREÇOS DA TILÁPIA
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) visando profissionalizar o mercado de peixes de cultivo no país, em conjunto com o CEPEA/Esalq, anunciando a criação do Indicador de Preços de Tilápia. Para Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, “O Indicador é um importante referencial de preços da tilápia, sendo um parâmetro confiável para balizar os negócios entre os diversos agentes da cadeia produtiva. Trata-se de mais um passo para o amadurecimento do mercado”. O Indicador de Preços da Tilápia é iniciativa da Peixe BR, com realização do CEPEA e apoio institucional de Adisseo, AquaGenetics, Bom Futuro, Brazilian Fish, BTJ Foods, C.Vale, Cristalina, Damata, Fider, Fisher, GeneSeas, Guabi, JobNutrire, MSD, Phibro, PuroPeixe, Riviera e Tilabras. Os produtores interessados em participar do Indicador devem entrar em contato com o CEPEA pelo e-mail [email protected] ou telefone (19) 3429-8859. O evento de apresentação do Indicador está disponível no canal do YouTube da Peixe BR (https://bit.ly/3yR9xiJ).
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment