Políticos já miram as duas vagas ao Senado e sucessão no governo, mas legislação atrapalha
Não comemore…
É, não faça isso. Não é porque é sexta-feira e você ainda está solto que “tá tudo certo”. Longe disso. Se você, que andou fazendo coisa errada está desde o início dessa semana acordando às 5 e interfonando para o porteiro do condomínio para saber se está tudo “tranquilo”, acha que escapou “por um triz”, não é bem assim. Continue com seu Rivotril para dormir cedo e acordar disposto, porque não é blefe. É de verdade. O chão vai tremer e estruturas vão desabar. Fica olhando….
Enquanto isso
Em Vilhena a Polícia Federal andou batendo em algumas portas investigando um esquema de desvio de dinheiro na prefeitura, feito através de notas frias de serviços de manutenção em veículos. As notas eram entregues, pagas mas os serviços não estariam sendo executados. A denúncia partiu do vice-prefeito, Jacier Dias(PSC), cujo carro oficial passou por “três manutenções”, sendo que uma delas teria custado R$ 5 mil. Mas ele disse que isso “nunca aconteceu”.
Adiantadas
O vice-governador Daniel Pereira (PSB) já está com um pé dentro do Tribunal de Contas. Ele almeja a vaga do conselheiro Francisco Carvalho, que segundo informações de bastidores, voltaria como “Chico Paraíba” em 2018, para a Assembleia Legislativa. A conta é bem simples, como a região de Presidente Médici está sem representante desde que Chico virou Francisco, ele deixa o cargo de Conselheiro e disputa uma das 24 cadeiras na ALE em 2018. Evidente que teria o apoio da legenda pela qual ele militou por décadas (PMDB). Em troca, Daniel Pereira ficaria comodamente instalado no Tribunal de Contas.
Porém
O próprio Daniel Pereira admite que existem vários “se” nessa história. Mas que ele quer a vaga, isso não é mais segredo. Até eu queria. O problema todo está nesses “se”.
Outra conta
Essa um pouco mais surreal, mas que na cabeça de alguns funciona, é que, com a acomodação de Pereira no Tribunal, o primeiro na linha sucessória seria o deputado estadual Maurão de Carvalho (PP). Com isso, Confúcio renunciaria uns 9 meses antes de encerrar o mandato, abrindo a vaga para Maurão que em troca apoiaria Confúcio ao Senado. Mas essa conta não fecha, e por um simples detalhe, Confúcio, hoje, está inelegível pelos próximos 8 anos.
Empecilho
Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não julgar o mérito da ação que cassou seu mandato em março desse ano pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), por abuso de poder econômico e político, o governador está enquadrado na lei do ficha limpa, portanto fora do jogo. Atualmente Confúcio está no cargo por força de liminar.
Em tese
Ele poderia disputar a eleição também liminarmente, mas aí seria um fiasco, até porque os eleitores não arriscariam perder o voto. Em 2018 serão duas vagas ao senado que atualmente estão ocupadas por Valdir Raupp (PMDB) candidatíssimo à reeleição e Ivo Cassol, que também está fora do jogo por estar inelegível. Mas Cassol pensa longe e já cacifou a irmã, Jaqueline, essa forte candidata, para ocupar sua vaga.
De longe
Jaqueline Cassol seria a melhor opção para 2018. Cogita-se que ela venha a disputar a prefeitura de Porto Velho em 2016, mas isso não seria muito estratégico. Se ela perder, seria a segunda derrota consecutiva, o que não é nada bom para o currículo de nenhum político.
Já o PMDB
Pois é, se Raupp vir para a reeleição, o que seria natural, inviabiliza Confúcio, afinal uma dobradinha puro-sangue não faz nenhum sentido. Com Confúcio “baleado” pelo TRE, logicamente a vaga é de Raupp. Restaria ao governador tentar uma cadeira na Câmara Federal.
Complicada
A situação jurídica de Confúcio, hoje, é delicada. Se o TSE demorar para julgar o mérito da ação, como costuma fazer nos casos que envolvem governadores, ele fica fragilizado ao disputar sob liminar. Se o TSE julgar rápido, ele corre o risco de ser mantida a condenação, perder o mandato e ficar inelegível. Os dois cenários não são nada convidativos.
Mas
Política é um jogo de surpresas e reviravoltas. O que é certo hoje, pode não ser amanhã e vice-versa.
Bicada
O tucano Expedito Júnior observa toda essa movimentação e não descarta, por exemplo, fazer dobradinha com Jaqueline Cassol, caso ela venha disputar o Senado. Nas palavras dele, “se as coisas continuarem dessa forma, não acontecer nenhuma mudança no cenário político, em 2018, por exemplo, eu poderia fazer dobradinha com a Jaqueline, caso exista uma composição favorável”. Como eu disse, na política nada é definitivo.
Tudo errado
No Brasil, por questões culturais, adotamos como horário comercial de 8 às 12 e de 14 às 18 horas, e como horário escolar de 7h30 às 12 e das 13h30 às 17h30. Mas esses horários são estapafúrdios e remontam a uma época em que não tínhamos nem energia elétrica. Com o passar dos anos, e hoje as noites cada vez mais curtas e as distâncias, estresse e trânsito, esses horários se tornaram inviáveis para a grande maioria da população. O Brasil precisava rever essa questão, se adotássemos uma rotina a partir das 9h, reduziria sensivelmente a carga de stress cotidiana. E as crianças renderiam mais. No fim da coluna, uma notícia sobre um estudo americano. Por lá eles começam às 8h30 e estão achando cedo…
Eu falei
Na última coluna comentei sobre as “visitas” de José Dirceu ao Peru, e disse que ele andou por lá fazendo lobby para as construtoras brasileiras. Sabe o que a Revista Veja destacou nesta sexta-feira em sua versão on-line? “Dirceu indicou empresas do petrolão para contratos no Peru, diz consultora”. E completa, “Zaida Sisson conta como o ex-ministro intermediou negociações com UTC, OAS, Engevix e Galvão. E afirma: consultoria do petista assumiu a função de cobrar das empreiteiras”. Pois é, como venho falando a dois dias, o Eletrolão é por aqui. E se mexer muito aparece Jirau e Santo Antônio. Fica olhando…
Dia dos pais
Neste domingão nada melhor que preparar um churrasco para comemorar o dia dos pais e a melhor pedida é a Prime, Espaço Gourmet que além de oferecer diversas opções de cortes nobres, também tem diversos utensílios que podem ser dados de presente e com certeza vão agradar o paizão que é chegado a fazer churrasco para a família. Dá uma passada lá para conferir, Avenida Jorge Teixeira, 2773.
Mas já?
Uma dívida da OAB de Rondônia, de 1995, que está sendo discutida judicialmente vem sendo maldosamente e irresponsavelmente espalhada por grupos de Whatsapp, tentando atribuir a atual gestão a culpa do débito. O Clube do Advogado, localizado na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoinha, foi oferecido como garantia, procedimento normal, e necessário, enquanto a lide é discutida na justiça. O motivo dessa divulgação espalhafatosa? Este ano tem eleições na OAB.
Escolas começam cedo demais, dizem autoridades americanas
Um novo relatório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, publicado nesta quinta-feira, mostra que a prática de programar o despertador para ter cinco minutinhos a mais de sono não é mera preguiça. A maioria dos alunos americanos do ensino fundamental e médio começam seus dias escolares muito cedo e não dormem o suficiente para o desenvolvimento e o sucesso acadêmico, alerta o recente documento. Menos de uma em cada cinco escolas de ensino médio e fundamental nos EUA começam às 8h30 ou depois – horário recomendado pela Academia Americana de Pediatria com base em uma pesquisa que diz que, na parte da manhã, os jovens precisam de mais tempo para dormir. Os novos dados vêm de uma revisão de pesquisas com cerca de 40 mil escolas públicas de ensino médio, fundamental, ou ambos, durante o ano escolar 2011-12. O novo relatório mostra que em 42 estados, de 75% a 100% das escolas públicas começam antes das 8h30. A hora de início, em média, é às 8h03. Começar aulas mais tarde permite que os alunos obtenham a quantidade ideal de sono, que é de cerca de 8,5-9,5 horas. Os dados sugerem que dois em cada três estudantes do ensino médio dormem menos de oito horas por noite. A falta de sono pode levar a uma série de problemas de saúde, como maior peso corporal, desempenho acadêmico inferior e uma maior probabilidade de abuso de substâncias, alertam os especialistas.
Add Comment