O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) esteve hoje na Superintendência Municipal de Desenvolvimento Distrital de Porto Velho, com o Superintendente advogado Vinicius Miguel e conheceu um pouco das atribuições e do trabalho que ela vem realizando desde que foi criada em 1º de janeiro pelo prefeito Hildon Chaves.
Segundo o vereador, mesmo não tendo o status de uma secretaria, sua criação é algo a ser destacado não somente pelo que já realizou, mas, sobretudo, sobre algo que nunca ocorreu nesses mais de 100 anos da capital: a integração dos distritos ribeirinhos, e rurais com a sede do Município.
“Nessas chamadas regiões da Ponta do Abunã e Baixo Madeira há um contigente populacional que é superior à de vários municípios de Rondônia. Daí se tem uma idéia do quanto é complexo administrar um município com esse tamanho e com essas diferenças tão singulares”, disse o vereador.
Nesses quatro meses de existência, a superintendência já iniciou um trabalho que busca não apenas dar voz a essas comunidades, como também elaborar um cronograma de atividades que busquem resgatar a cidadania da população distritital, através da realização de serviços diversos em várias áreas.
“Antes de iniciar o levantamento dessas demandas, nossa equipe está passando por um treinamento oferecidos no modelo Ensino à Distância, oferecido gratuitamente pela Escola Nacional de Administração Pública, na área do Planejamento Estratégico, Planejamento Governamental e Gestão de Projetos”, disse o superintendente Vinícus Miguel ao vereador durante visita ao órgão.
Após os cursos, a Superintendência reuniu-se através de videoconferência com representantes dos 14 distritos e iniciou o levantamento estratégico de várias demandas.
Uma dessas demandas resultou em uma reunião da superintendência com o Comando do 5º BEC, para discutir a possibilidade de uma parceria para realização de vários seviços nos distritos.
Dentro das ações da secretaria realizada pela Superintendência estão ainda a a disponibilidade de duas servidoras para atuar no call center para atendimento das comunidades sobre as ações do COVID-19; parceria com a Semagric para serviços de cascalhamento e patrolagem nos Distritos de Nova Califórnia e União Bandeirantes, Programa de arborização nos distritos (parceia com a Sema), Projeto de tratamento de água na Vila Calderita, dentre outros.
Ao conhecer todo o trabalho, o vereador elogiou a administração pelo feeling acertivo na criação de um órgão preocupado com os distritos, Everaldo lembrou novamente da grandeza territorial e falou sobre o desafio desse projeto.
“Porto Velho possui hoje duas regiões bem distintas que tornam a integração desss localidades algo desafiador.
São distritos ribeirinhos que estão localizados desde a fronteira do Amazonas à fronteira com o Acre, alguns deles quase centenários quanto a própria Porto Velho.
O trabalho está no início, mas logo esse projeto será modelo para outras regiões, lembrando que nessas localidades temos potenciais estâncias produtoras e turísticas”, avaliou o vereador.
FONTE: ASSESSORIA
Add Comment