O futuro é sempre incerto. “Não existe uma fórmula para o sucesso. Não…Você nunca sabe o que vai acontecer” (Cher).
GOVERNO RETOMA PROGRAMA DE MICROCRÉDITO
A Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), realizou na quinta-feira (4) o lançamento do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe), com o objetivo de estimular os empreendedores de pequenos negócios do Estado. A cerimônia aconteceu no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, quando anunciaram que serão aportados R$ 10 milhões em financiamento, com linhas de crédito de baixo custo, ou seja, a taxa de juros anual, que é a Selic, mais juros de 1,25%. O Proampe é um programa de microcrédito produtivo orientado, instituído pelo Decreto n.º 25.555, de 16 de novembro de 2020, à inclusão econômica e social de empreendedores de micros e pequenos negócios, mediante a concessão de crédito, em conjunto com capacitação e assistência técnica aos tomadores. A medida é muito boa, mas, considerando a pandemia, o valor é muito pequeno e, por enquanto, restrito apenas a 14 municípios, entre os quais, Porto Velho não se encontra.
COMEMORAÇÃO DOS 16 ANOS
Não posso deixar de anotar e de parabenizar o Luka Ribeiro pelos 16 anos do site de notícias Gente de Opinião, que surgiu com a proposta de permitir que se tenha as mais diversas visões sobre os assuntos, inclusive político. O Gente de Opinião conseguiu reunir as opiniões de colunistas de melhor qualidade de Rondônia, além de se pautar por uma linha de independência e de busca da notícia com qualidade. Sem dúvida é um dos sites de maior credibilidade em nosso estado e, sabemos, que não é fácil manter uma linha e sobreviver empresarialmente em qualquer lugar do Brasil. Parabéns! Que venham mais muitos anos pela frente.
O NOSSO EVO NÃO DEU MUITO CERTO
A Justiça Federal determinou o bloqueio dos bens do ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) Pedro Garcia (PT), em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal.
Pedro Garcia, da etnia tariana, integra o Partido dos Trabalhadores e assumiu, em 2009, como o primeiro prefeito indígena do Estado. Pedro Garcia com um histórico de atuação no movimento indígena até foi comparado ao presidente boliviano Evo Morales, mas, teve uma carreira curta.
GOVERNO FEDERAL PRETENDE DIMINUIR ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS
Segundo a Agência Brasil, o presidente Jair Bolsonaro deve enviar ao Congresso um projeto de lei complementar para fixar a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual, sobre o valor do combustível aos consumidores. De acordo com ele, outra proposta é que o ICMS seja cobrado sobre o preço dos combustíveis na refinaria, e não no preço médio nas bombas, como é feito atualmente. Bolsonaro reuniu-se, na manhã desta sexta-feira, com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e diversos ministros para discutir preço dos combustíveis e formas de reduzi-lo ao consumidor, em especial em decorrência dos impactos no transporte de cargas, que afetam os caminhoneiros. Desde o início do ano, a Petrobras reajustou duas vezes o preço da gasolina e uma vez o preço do diesel. No caso da gasolina, a alta acumulada nas refinarias foi de cerca de 13%, enquanto o óleo diesel teve aumento de 4,4%.
CONSTRUÇÃO CIVIL LIDEROU A CRIAÇÃO DE EMPREGOS EM 2020
A indústria da construção brasileira fechou 43.032 empregos em dezembro, depois de seis meses com abertura de novas vagas, mas, o ano encerrou de forma positivo, pois, de janeiro a dezembro, a construção criou 112.174 vagas, um aumento de 5,18%. Foi, de novo, o setor que gerou o maior número de empregos nestes 12 meses, seguido pela indústria (+95.588 vagas), agropecuária (+61.637), comércio (+8.130) e serviços (-132.584), segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No final de dezembro, a construção empregava 2.279.099 trabalhadores com carteira assinada no país. Para Odair Senra, presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Construção), “como costuma ocorrer sazonalmente, o emprego na construção cai em dezembro. A tendência é o setor retomar o ritmo das contratações a partir de janeiro, com o início das novas obras já contratadas. Considerada essencial desde o início da pandemia, a construção seguirá em plena atividade, com rigorosa observância dos protocolos sanitários nos canteiros de obras.”
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos nossos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a opinião da Folha Rondoniense
Add Comment