Essa é a história de Jessica Greaney, de 18 anos, que estuda Inglês na Universidade de Nottingham. Um belo dia uma gota de água de torneira espirrou em suas lentes de contato.
Dentro dessa gotinha estava o parasitaAcanthamoeba keratitis – que resolveu se alojar no olho de Jessica. Ela notou que havia algo muito errado quando seu olho começou a inchar até atingir ‘o tamanho de uma bola de golfe’ (nas próprias palavras da jovem, que escreveu um artigo aqui).
Inicialmente os médicos acreditaram que poderia ser um sintoma de herpes. Depois que a infecção foi descoberta, Jessica foi internada no hospital e submetida a um tratamento que ela descreve como ‘tortura chinesa’: a cada 10 minutos, uma enfermeira precisava pingar um colírio especial no olho infectado. Ou seja, por uma semana a moça não conseguiu dormir.
Após 4 dias, Jessica afirma que começou a ‘ficar louca’. Ela não só chorava “a cada 5 minutos” como seu sistema imunológico começou a ficar prejudicado pela falta de sono. Só depois de uma semana completa os médicos a autorizaram a voltar pra casa. Mesmo assim ela ainda precisa pingar colírio especial nos olhos e, apesar de estar aparentemente curada, a infecção ainda não foi embora completamente.
Lição do dia? Tomem cuidado extra com as lentes de contato.
Fonte: Galileu
Add Comment