Instituto já avisou que recorrerá da decisão, para mostrar os dados que Cristiane tenta esconder
A candidata a prefeita de Porto Velho Cristiane Lopes (PP), apesar de ser jornalista, entrou pela segunda vez com ação na Justiça contra o Ibope, para impedir a divulgação de informações dirigida aos eleitores.
Na página do G1, ontem à noite, logo após a exibição do Jornal de Rondônia, constava que em um eventual segundo turno ela perderia tanto para Vinicius Miguel (Cidadania) quanto para Hildon Chaves (PSDB), mas nessa quinta-feira (12) a informação teve que ser retirada do site para cumprir liminar da Justiça Eleitoral.
Na primeira edição do Jornal de Rondônia desta quinta-feira, a apresentadora Wionara Werri mostrou novamente os números do Ibope, mas explicou que devido à decisão judicial obtida pela coligação de Cristiane Lopes não divulgaria os números de um eventual confronto no segundo turno. Wionara Werri informou, ainda, que o Ibope recorrerá da decisão.
Cristiane Lopes aparentemente gostou de parte da pesquisa, onde ela aparece tecnicamente empatada com o segundo colocado, Vinicius Miguel. Ela está com 12 pontos, enquanto Vinicius tem 13 e Hildon Chaves 32. Em se tratando somente dos votos válidos, Cristiane está com 14%, Vinicius com 15% e Hildon com 38%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Essa parte da pesquisa ela não questionou.
A ação movida por Cristiane Lopes foi contra os números de um confronto entra ela e Hildon Chaves, e entre ela e Vinicius Miguel em um eventual segundo turno. O Ibope mostrou que Cristiane Lopes perderia tanto para Hildon quanto para Vinicius.
Em vez de censurar a divulgação dos números, Cristiane Lopes poderia pedir para sua assessoria dizer que em um eventual segundo turno ela estaria tecnicamente empatada com Vinicius Miguel. Já em relação a Hildon Chaves ela não poderia alegar empate técnico, porque a diferença mostrada nos números não permite essa afirmação.
Add Comment