Extra

Chimarrão é um risco pro coronavírus, alerta ministro da Saúde

O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta fez um alerta à população que toma chimarrão e tererê

Na entrevista coletiva  sobre o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta fez um alerta à população que toma chimarrão e tererê, especialmente no Sul do país. Assim como outras doenças infecciosas, como a gripe, o coronavírus pode ser transmitido pela bomba do chimarrão e tererê, que passa de boca em boca. Isso porque a saliva é uma das principais formas de contágio do coronavírus.

“É preciso ter cuidado, como no meu Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, que têm o habito cultural de compartilhar o chimarrão e o tererê, que passam de boca em boca em uma roda de pessoas”, alertou o ministro.

Para Mandetta, é importante que as pessoas evitem compartilhar a bomba de chimarrão e tererê. “O chimarrão é um instrumento de compartilhamento e passagem de substâncias orais entre as pessoas”, ressalta o ministro, que é médico.

Deixar de compartilhar a cuia é difícil em uma roda de chimarrão. Portanto, outra opção para quem não quer pegar coronavírus ou outras doenças contagiosas pela saliva é limpar a bomba ante de tomar o mate. Mas atenção: a limpeza deve ser feita com álcool líquido 70%. Se você optar por álcool gel, a cuia fica pegajosa e a ação pode demorar a fazer efeito.

 

FONTE: Tribuna do Paraná

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress