O voo QZ8501 levava 162 pessoas, de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura. No percurso de pouco mais de duas horas, a aeronave desapareceu. As equipes de busca dizem que a aeronave deve estar no fundo do mar.
1. Qual era a rota do avião?
O voo QZ8501 partiu de Surabaia (segunda maior cidade da Indonésia) às 5h35 de domingo (28, no horário local – 20h20 do sábado no horário de Brasília). E estava previsto para chegar a Cingapura após pouco mais de duas horas de voo. O horário de chegada, sem contar o atraso no embarque, era 8h30 (no horário local – 22h30, no horário de Brasília).
2. Quantas pessoas embarcaram no voo?
Embarcaram 155 passageiros e sete tripulantes (sendo dois pilotos). Entre os passageiros, foram 138 adultos, 16 crianças e um bebê. Quanto às nacionalidades são:
Passageiros: 149 indonésios, 3 sul-coreanos, 1 malaio, 1 cingapurense e 1 britânico.
Tripulação: 6 indonésios e 1 francês.
3. A tripulação é experiente?
Segundo a AirAsia, o capitão no comando da aeronave tem 20.537 horas de voo, sendo 6.100 com a AirAsia Indonesia, pilotando um Airbus A320. O chefe de cabine tem 2.275 horas de voo com a AirAsia Indonesia.
4. Qual é o modelo da aeronave?
Um Airbus A320-200, de prefixo PK-AXC. O avião tem seis anos e passou pela manutenção de rotina em 16 de novembro de 2014.
5. Quando foi perdido o contato com a aeronave?
As autoridades afirmam que o contato foi perdido por volta das 6h20, cerca de 40 minutos após a decolagem. A AirAsia, em comunicado no Facebook, afirma que a aeronave perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo da Indonésia às 7h24 (no horário de Surabaia, às 22h24, no horário de Brasília). A discrepância de horários provavelmente se deve a alguma confusão em relação aos fusos.
6. Quais eram as condições meteorológicas na hora do voo?
De acordo com a companhia, no último contato com os controladores de voo, os pilotos pediram permissão para desviar da rota, subindo de 32 mil pés (9.700 metros) para 38 mil pés (11.600 metros) por causa do mau tempo. Por volta das 6 horas da manhã, a região em que o avião estaria estava com muitas nuvens e uma empresa americana de monitoramento meteorológico detectou muitos raios na área, segundo o NYtimes.
7. Onde estão sendo realizadas as buscas?
As buscas, coordenadas pela Indonésia, concentram-se em uma área de 200 quilômetros quadrados, a sudoeste da ilha de Bornéu, no Mar de Java. Ao anoitecer do domingo, o mau tempo provocou a suspensão dos trabalhos, que devem ser retomados na manhã desta segunda-feira (29). Na manhã desta segunda-feira (29), o chefe das equipes de busca informou que a aeronave deve estar no fundo do mar. Não deu detalhes quanto a se existem evidências que sustentem essa suposição. As buscas de segunda-feira encerraram sem que sinais do avião fossem encontrados. O mau tempo é um complicador: em plena estação das monções, a Indonésia vive o período mais chuvoso dos últimos 30 anos: “Não é uma operação fácil no mar, principalmente com o mau tempo que temos”, disse o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, segundo a imprensa local.
Fonte: Época
Add Comment